Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um vídeo publicado nas redes sociais nessa segunda-feira, 26/1, pela nutricionista Sammya Vasconcelos repercutiu ao relatar um teste inusitado envolvendo a suspeita de trigo misturado ao açaí.
De acordo com o relato da amazonense, ela é celíaca, condição autoimune crônica e hereditária, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. A doença provoca inflamação e atrofia do intestino delgado.
Sammya explicou que foi usada como uma “cobaia” após a mãe desconfiar de que o açaí comprado poderia conter trigo. Essa prática é frequentemente utilizada por alguns vendedores para “engrossar” o alimento.
“Minha mãe compra esse açaí aqui e ela desconfia que o cara bota trigo dentro do açaí, para engrossar. Aí ela achou que seria uma boa ideia eu tomar o açaí, já que eu sou celíaca. Se tiver trigo, eu vou passar mal, vou dormir com o meu antialérgico do lado”, disse a amazonense.
Após consumir o açaí, Sammya foi dormir e, ao acordar, relatou nas redes sociais que apresentou diversas reações alérgicas em várias partes do corpo. Segundo ela, o alimento realmente continha trigo, confirmando a suspeita da mãe.
“Tinha trigo no açaí. Estou tendo uma reação alérgica. E eu não sou intolerante ao glúten, eu sou celíaca. A doença celíaca é uma doença autoimune. Então, todas as vezes que eu tiver contato com glúten, o meu sistema imune entra em pane. E aí eu tenho essas reações alérgicas. A minha foca aqui nos olhos e nas minhas costas. Mas hoje também apareceu aqui pelo meu braço”, afirmou ela.
Leia mais: ‘Ela representa algo muito forte em Parintins’, diz Babu sobre enfrentar Marciele no BBB 26
Contaminação
A nutricionista explicou ainda que, para pessoas celíacas, as reações podem ocorrer por contaminação cruzada. No caso do açaí, de acordo com ela, o alimento teria sido adulterado com trigo.
“Às vezes, eu acabo me contaminando através da contaminação cruzada, que acontece quando um alimento sem glúten tem contato com um alimento com glúten. Nesse caso do açaí, ele foi adulterado. Sei que alguns fornecedores de açaí fazem isso. Eu sou de Manaus, no Amazonas, e aqui é muito comum a gente consumir açaí”, explicou ela.
Apesar do susto, Sammya tranquilizou os seguidores e afirmou que está bem, levando o episódio com bom humor.












