Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Considerado como um epicentro e maior evento de varejo do mundo, National Retail Federation (NRF), promove entre os dias 14 e 16 de janeiro a 114ª edição em Nova York. A iniciativa desperta grande expectativa no setor por ditar tendências, conceitos e transformações em todo o mundo, inclusive na capital amazonense. Neste ano, a NRF traz o tema “Faça Valer a Pena”.
A rede RIOS DE COMUNICAÇÃO vai noticiar todos os debates promovidos pela NRF.
De acordo com o mestre em competitividade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Salum, as discussões devem tratar de horizonte e perspectiva de futuro, destinadas à discução de como o setor pode trabalhar as melhores práticas de gestão e com a tecnologia.
“Tudo o que está acontecendo, ou que vai ditar regra para o varejo mundial passa pela NRF. Nem tudo que aparece na NRF vai para o varejo, mas com certeza tudo que estará no varejo vai passar pela NRF”, destacou Marcelo Salum.

Ao longo dos três dias de evento, a NRF oferece encontros com diversos palestrantes, entre eles, CEOs, co-fundadores, gestores e presidentes de companhias. Uma das principais participações deste ano é do empresário norte-americano e comentarista esportivo Magic Johnson, que vai abordar sobre negócios, carreira e gestão.
“Ano passado nós tivemos com a vice-presidente da Walt Disney, com o presidente da Walmart, entre outros. Então, acontecem vários encontros, palestras e talks”, destacou Marcelo Salum.
Serão realizadas mais de 400 palestras simultâneas, que envolvem diversos conceitos como gestão e desenvolvimento de pessoas, e cerca de 40 mil pessoas de mais de 100 países diferentes devem participar do evento.
Participação e expectativas
Nos últimos dez anos, Marcelo Salum e a delegação brasileira participam ativamente da convenção. Para Salum, a experiência na NRF enriquece o conhecimento do grupo que retorna ao Brasil “com informações obtidas diretamente da fonte”, as quais são remodeladas para a realidade local. A delegação da Fundação Getúlio Vargas deve levar cerca de 150 brasileiros.
“Brasil é o país que mais leva estrangeiros para a feira. Só perde para o país anfitrião que é o Estados Unidos”, afirmou Marcelo.
Além das palestras, a NRF promove o “Big Show”, uma feira onde são levadas tecnologias e softwares.
A expectativa do evento passa por buscas de soluções e tendências, além da descoberta de metodologias e ferramentas cujo objetivo é o de melhorar resultados e disponibilizar melhores condições para os clientes, da “boa jornada de compras”, frisa Marcelo Salum.
“Muita coisa que a gente viu na NRF já acontece no Brasil. Um exemplo que eu posso te dar é a estratégia Omnichannel, que é a conexão, e a interligação entre canais de vendas de uma empresa para o cliente, independente do teu tamanho e seu porte”, explicou Marcelo.
Tecnologia e Amazonas
A tecnologia e o varejo estão diretamente relacionados. Isso porque, segundo Salum, a tecnologia é o pilar para uma melhor conexão com o consumidor final.
“A tecnologia é importante por trazer dados, informação e a possibilidade de você conhecer profundamente os hábitos de consumo do consumidor. Ela tem um papel preponderante, sendo facilitadora para que você ganhe performance e para você estabelecer estratégia para o cliente”, informou Marcelo.
Em relação ao cenário de varejo no Amazonas, Salum destaca que assim como em todo o Brasil, o Estado amazonense passa por mudanças de hábito de consumo e, ainda falha na oferta de boas experiências ao cliente.
“Eu vejo que nós estamos em um processo de aprendizado e de crescimento, mas que há uma forte demanda para o consumo. Àquelas empresas e varejistas que apostarem efetivamente em inovação, em tecnologia e, sobretudo, na interação com o cliente, elas vão sair na frente”, recomenda.






