Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA quer diversificar a Premiação do Oscar. Para isso, anunciou, nesta quarta-feira, 28/6, uma lista de novos convidados a ingressarem como membros da organização. Cerca de 40% são mulheres, 34% pertencem a grupos étnicos e raciais subrepresentados e 52% dos convidados reforça a tendência de globalização.
Caso todos os convidados aceitem o convite, a Academia será composta por 9.375 membros, numa tentativa de equilibrar a votação, dominada por homens brancos, americanos e idosos.
Leia também: Anitta critica nova temporada de ‘Black Mirror’ e recebe resposta atravessada da Netflix
A lista com 398 nomes reúne “nomes de peso” como Taylor Swift, The Weeknd, David Byrne e Austin Butler, além dos vencedores do Oscar, o ator Ke Huy Quan, e os diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert, de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”. São atores, diretores, roteiristas, compositores, figurinistas, maquiadores, executivos e outros profissionais que foram selecionados.
Brasileiros também compõem a lista como a cineasta Anita Rocha da Silveira, o animador Fernando de Goes, que trabalha em efeitos visuais na Pixar, e o cineasta novaiorquino Antonio Campos.
Sobre o Oscar
O Oscar é uma cerimônia de premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles em 1927, que presenteia profissionais da indústria cinematográfica. É considerado o prêmio mais importante do cinema mundial, com reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte da produção cinematográfica. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais midiáticas do mundo e também a mais antiga premiação.












