Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com origem no ano de 2003, na Austrália, o Novembro Azul se espalhou por todo o globo com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O mês de novembro, por meio de campanha, ficou então marcado pelo incentivo à busca e cuidado dos homens sobre o tema.
O Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde (MS), estima para o Amazonas aproximadamente 570 novos casos de câncer de próstata, em 2024. Dados de 2023 da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que, em Manaus, dos quase 2,8 milhões de atendimentos individuais na atenção primária, apenas 30% (865 mil) foram de homens, mostrando que este público pode ter a vida comprometida por não estarem tão atentos à saúde.
Leia também: Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz
Em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o médico urologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Giuseppe Figliuolo, explica a importância da campanha, que ocorre nos meses de Novembro.

“Campanhas educativas como o Novembro Azul ajudam a reduzir o preconceito que, infelizmente, ainda permeia a população masculina. A partir da informação, podemos ajudar a derrubar certos mitos, reforçando a importância dos cuidados com a saúde e do autocuidado. É uma campanha que começou tratando da temática ‘câncer de próstata’, mas hoje aborda a saúde do homem em sua integralidade. O grande objetivo é reduzir a mortalidade na população masculina e conscientizar, criando uma nova cultura voltada à saúde, bem-estar e qualidade de vida”, disse o especialista.
De acordo com o médico, o envelhecimento é o fator principal para o surgimento do câncer em geral, mas a melhoria de hábitos pode prevenir a aparição da doença. “O câncer de próstata é uma alteração que está, na maioria das vezes, relacionada ao envelhecimento e ao fator hereditário (que transfere características genéticas de pais para filhos, por exemplo). Não há uma prevenção efetiva. Mas, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e manter hábitos saudáveis de vida em geral – como na fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso- são medidas que ajudam a prevenir o câncer em geral“.
É necessário deixar claro, também, que o câncer de próstata tem maior incidência em aparecer nos homens que têm histórico familiar da doença. Giuseppe reforçou que exames preventivos serão, sempre, a melhor forma de prevenir o agravamento da condição.
A partir de uma avaliação clínica e com a ajuda de exames complementares, o rastreio pode levar ao diagnóstico precoce e ajudar a salvar vidas. O histórico familiar também é considerado um fator de risco. Homens cujos pais ou avós tiveram o câncer de próstata têm mais chances de desenvolver a doença. Homens negros têm risco aumentado, segundo pesquisas. Por isso, devem iniciar o rastreio aos 45 anos”, ressaltou.


Serviços
Neste ano, a capital amazonense vai contar com programação descentralizada em seus Distritos de Saúde (Disas), como parte de estratégia do Novembro Azul. A ação envolve oferta de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, testes rápidos para sífilis, Hepatite e HIV, atualização do cartão de imunização; serviços de auriculoterapia, orientação quanto à alimentação saudável, abordagens sobre os riscos da hipertensão e do diabetes, importância da atividade física e do autocuidado.
Junto dos atendimentos, serão realizados trabalhos de sensibilização através de rodas de conversas, palestras, abordagens com foco nos fatores de risco para o câncer de próstata, doenças cardiovasculares, os riscos que o tabagismo e o alcoolismo representam à saúde e as consequências de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, orientação quanto à alimentação saudável e a importância da atividade física.
Confira a programação durante o ”Dia D” da saúde municipal
- Disa Leste
06/11 (Quarta-feira) – USF Ivone Lima – Rua Luis Corrente, s/n – Coroado - Disa Rural
12/11 (Terça-feira) – USFR Nossa Sra. de Fátima – Comunidade Nossa Sra. de Fátima – Rio Negro - Disa Sul
23/11 (Sábado) – USF Dr. José Rayol dos Santos – avenida Constantino Nery, s/n -Chapada - Disa Oeste
28/11 (Quinta-feira) – USF Lindalva Damasceno – avenida do Turismo, Km 03, s/n – Tarumã
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon) ainda programou para o dia 11/11, às 11h, uma palestra referente ao “Novembro Azul”, direcionada para os servidores. Na ocasião, o médico Giuseppe Figliuollo falará sobre saúde do homem, prevenção, sinais e sintomas do câncer de próstata, enquanto o psicólogo Marcelo Bentes conversa sobre o bem estar emocional.












