Redação Rios
MANAUS (AM) – Em nova pesquisa eleitoral, a Professora Maria do Carmo (PL) aparece com 40,5% das intenções de voto, superando o senador Omar Aziz (PSD), que tem 33,4%, e o prefeito David Almeida (Avante), com 26,1%.
O levantamento interno, que o Portal RIOS DE NOTÍCIAS teve acesso aos dados, nesta quarta-feira 20/8, foi realizada entre os dias 12 e 13 de agosto, com mais de mil eleitores em Manaus, e coloca a pré-candidata do PL em posição de liderança na corrida ao Governo do Amazonas em 2026.
Para o analista político da Rede Rios, Júlio Gadelha, o crescimento da professora reflete a receptividade do eleitorado manauara às suas propostas e articulações.
“Manaus está respondendo ao estímulo do apoio do ex-presidente Bolsonaro e às pautas conservadoras, muito presentes na cidade. Questões como emprego, renda, empreendedorismo e defesa da Zona Franca têm impulsionado Maria do Carmo à liderança”, afirmou.
Leia também: Derrota de Omar Aziz e Lula na CPMI do INSS marca virada política da oposição
Segundo ele, os números também confirmam a consolidação de sua pré-candidatura: “Esse dado de 40% mostra que ela já se firmou como a principal opção da direita para disputar o governo”, completou.
Única mulher a se colocar como alternativa ao governo estadual, Maria do Carmo é empresária, reitora da Fametro, mestre e doutora em Direito. Sua pré-candidatura tem ganhado espaço como um nome fora da “velha política”, com bandeiras ligadas ao empreendedorismo, geração de emprego e renda, além de propostas de transparência nos gastos públicos, planejamento estratégico e metas de resultados para melhorar a qualidade de vida da população.












