Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após pesquisas dos institutos Perspectiva Mercado & Opinião e Atlas/Intel apontarem alta desaprovação à sua gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ironizou os levantamentos e afirmou que a Prefeitura de Manaus conta com a aprovação da população.
A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira, 5/1, durante a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Adalgiza Barbosa de Lima, localizada no bairro Lírio do Vale, zona Oeste da capital.
Durante o evento, David Almeida afirmou que sua gestão não precisa agradar a todos, mas que é aprovada pela maioria da população. “A nossa gestão tem a aprovação da população”, declarou o prefeito.
Apesar da afirmação, os dados mais recentes indicam desgaste político e insatisfação de grande parte dos manauaras com a administração municipal, conforme os levantamentos divulgados pelos dois institutos de pesquisa.
Leia também: El Helicoide: conheça o shopping de luxo que virou o ‘maior centro de tortura’ da Venezuela
“O prefeito David Almeida percebe a insatisfação da população e tenta ajustar sua comunicação para conter a alta rejeição, que chega a 70% segundo pesquisas recentes, reforçando que ainda conta com apoio popular. Porém, seu discurso, considerado soberbo por muitos, não dialoga com a realidade da cidade e aprofunda a desconexão com os problemas cotidianos, perdendo credibilidade e virando alvo de memes nas redes sociais, enquanto ele ainda se apoia na reeleição conquistada por margem apertada como se o cenário permanecesse o mesmo”, apontou o comentarista de política da Rede Rios, Júlio Gadelha.
Desaprovação
Em dezembro, a pesquisa do instituto Perspectiva Mercado & Opinião mostrou que a maioria dos moradores de Manaus desaprova a gestão de David Almeida após quase cinco anos de mandato.
Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados afirmaram desaprovar a administração municipal, enquanto 20% disseram aprová-la. Outros 12% afirmaram não saber ou preferiram não opinar.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas e foi realizada exclusivamente com moradores da capital amazonense.
Ainda em dezembro, a Atlas/Intel divulgou outro cenário desfavorável ao prefeito, apontando David Almeida como o segundo prefeito de capital brasileira com maior índice de desaprovação.
De acordo com o levantamento, 70% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto apenas 23% a aprovam. Outros 7% não souberam responder. O prefeito aparece atrás apenas da prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes (PP).
Críticas às pesquisas
Não é a primeira vez que David Almeida critica pesquisas relacionadas à avaliação de sua gestão. Em dezembro de 2025, durante a apresentação de um balanço das ações da administração municipal, o prefeito voltou a ironizar os levantamentos.
Na ocasião, afirmou que o erro não estaria na pesquisa, mas em quem acredita nos dados. “Só se a pessoa se permitir ser um ‘otário por completo’ para acreditar nesses números. Eu fico tranquilo, ainda é muito cedo”, declarou.












