Jéssica Lacerda – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Festival de Parintins se aproxima e muitas pessoas buscam aprender o “dois pra lá, dois pra cá” para se sair bem em eventos bovinos. Com a demanda em alta, o coreógrafo Vagner Guimarães aproveitou a oportunidade para ensinar aulas de dança para quem quer brincar de boi.
A Rede Rios de Comunicação acompanhou uma sessão de aula de dança de boi com o coreógrafo na Companhia Styllu Dance, localizada no conjunto Renato Souza Pinto, zona Norte de Manaus.
Com mais de 80 mil seguidores nas redes sociais, Vagner se dedica ao ensino e valorização da arte da dança. De acordo com ele, a base do ritmo prevalece, o famoso ‘dois pra lá, dois pra cá’ é simples, porém carregado de identidade.
“Dentro da Companhia Styllu Dance nós temos diferentes idades, diferentes públicos, a dança é pra todos. Não diferenciamos isso. Todo mundo pode vir dançar, aprender, engatinhando, não engatinhando, a gente tá aqui pra ajudar a ensinar”, conta o professor.
Leia também: Marujada e Batucada: o rufar dos tambores no Festival de Parintins
Com 29 anos de experiência, o coreógrafo explica o que diferença a dança do boi-bumbá para outras danças folclóricas. “A diferença é que cada ritmo é respeitado, conforme a sua dança e o boi-bumbá prevalece aí há anos e anos”, afirma.

Com passagens por grupos de dança dos Bois Caprichoso e Garantido, Vagner explica que a ideia de oferecer aulas de boi-bumbá surgiu da procura de alunos pela modalidade para a temporada bovina.
“[A ideia] surgiu através da demanda da comunidade, das pessoas pedindo pra aprender, então criamos o canal no YouTube chamado Styllu Dance, onde a gente ensina as coreografias de boi-bumbá, a nostalgia dos dois pra lá e dois pra cá, e também outros ritmos dentro da nossa companhia”, disse o professor.
De acordo com ele, a procura é ainda maior na época do Festival: “Depois que a gente lançou as dancinhas no TikTok, no Instagram, a demanda aumentou, os seguidores perguntavam onde podiam nos encontrar, para ensinar fazer eventos, está sendo muito bom pra gente”.
Vagner comanda uma turma muito animada na Companhia Styllu Dance, onde a única experiência exigida é se divertir e fazer novas amizades. As aulas acontecem no Estúdio 7 Produções e não são restritas ao boi-bumbá, outros ritmos como axé, funk e outros são ensinados também.
Para mais informações acesse as redes sociais da Companhia: @stylludanceoficial.






