Rômulo Araújo – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em entrevista ao portal Rios de Notícias, a empresária, professora e pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo (PL), pediu para que a população não perca as esperanças e que se a política for feita do jeito certo, muda a vida das pessoas.
As declarações foram feitas após a reportagem do Rios de Notícias ouvir pessoas dizerem o que esperam para o futuro do Amazonas, da Amazônia e do Brasil, já que nesta semana se comemoram importantes datas cívicas, como a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, o Dia da Amazônia e o Dia da Independência do Brasil.
Confira a entrevista a seguir
Rios – Como pré-candidata ao governo, qual a sua mensagem para essas datas e para as pessoas que esperam por melhorias de vida, como saúde, infraestrutura, educação, trabalhos e emprego?
Maria do Carmo – O que diria para todos os amazonenses é que não podemos perder a fé, nem nossa capacidade de nos indignarmos perante as injustiças, aos maus governos e à corrupção. Foi isso que me fez entrar para a política, ter a consciência de que a política, se feita do jeito certo, muda a vida das pessoas. Quero levar esperança e mostrar o que é gestão de verdade, fazer nosso Amazonas ser grande como ele verdadeiramente é.
Rios – O Dia da Amazônia e do Amazonas é sempre marcado por discursos voltados à preservação. Na prática, como a senhora pretende equilibrar proteção da floresta e geração de emprego?
Maria do Carmo – O Amazonas é um Estado rico, mas com um povo que está pobre. É perfeitamente possível alinhar desenvolvimento e conservação. Agora o que não podemos mais é ficar escravos de um mantra de preservação com nossa gente morrendo de fome. Quero levar progresso, emprego e novas oportunidades para a população do interior do Amazonas, possibilitar que as famílias ganhem a vida com dignidade. Temos muito potencial para o turismo, para a produção rural, mas é preciso levar projetos e políticas públicas de desenvolvimento sustentável a sério.
Rios – No 7 de setembro celebramos a Independência, mas no dia a dia muitos amazonenses e brasileiros ainda se sentem presos à falta de saúde, segurança e emprego. Qual a sua proposta para dar essa “independência” ao povo?
Maria do Carmo – Investir em educação, escolas de tempo integral, cursos profissionalizantes, oferecer linhas de crédito para estimular o empreendedorismo. Só a educação transforma e a verdadeira liberdade passa pela independência financeira. Tenho dito que meu plano de governo terá um foco central: as famílias. Vamos promover a valorização das famílias com mais saúde, educação e oportunidade para todos.

Rios – Falando do interior, que você tem ido visitar e visto a carência em áreas como infraestrutura e mobilidade, qual a sua proposta para garantir melhorias para esses interioranos no Amazonas?
Maria do Carmo – Estou trabalhando em dois planos de governo: um para capital e outro para o interior. Vamos olhar cada local de forma isolada para desenvolver sua potencialidade e atender necessidades específicas. É olhar para o detalhe para ter o resultado de forma global. O objetivo é ter um projeto geral de desenvolvimento. Vamos dar um choque de gestão no Governo do Estado, fazer a máquina funcionar e levar as melhorias que o nosso povo precisa e merece.
Rios – Pra fechar, as duas datas históricas lembram conquistas do passado. Mas o que a senhora pretende fazer para que o futuro do Amazonas não seja só de celebração simbólica, e sim de melhorias reais?
Maria do Carmo – Se continuarmos reféns da velha política, não vejo futuro promissor para o Amazonas. É preciso mudar e colocar pessoas boas e capacitadas nas posições de poder para fazer a mudança acontecer. A gente precisa se libertar dessas pessoas que só trazem atraso para o nosso Estado, que fazem política de conchavos, que ficam cada vez mais ricas enquanto a população está na miséria. Mudar é urgente e só depende da gente.












