Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Dezembro chegou, e com ele, a corrida anual em busca dos itens indispensáveis para as ceias de final de ano. Neste mês especial, a uva passa e o peru não são os únicos protagonistas nas receitas natalinas, e a correria nos supermercados e mercadinhos começa a crescer. Isso porque a compra dos ingredientes é uma das maiores preocupações dos consumidores.
Muitas pessoas já estão adiantando suas pesquisas, comparando preços e formas de garantir todos os produtos que compõem as tradicionais ceias. Diante desse cenário, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS foi às ruas para saber as expectativas da população em relação aos alimentos que não podem faltar na mesa neste Natal e no Réveillon.
Leia também: Temporada natalina inicia no Largo do São Sebastião
A cozinheira Nilda Costa listou o que não pode faltar na sua ceia e ressalta que é importante aproveitar as promoções dos supermercados.
“Não pode faltar o pernil e o chester. Tem que aproveitar as promoções para comprar os itens mais caros, guardar e esperar. Dessa forma, dá pra economizar um pouco. Também pretendo manter a tradição e não vou substituir nenhum prato”
Nilda Costa, cozinheira
Com o dólar apresentando uma tendência de estabilidade, as perspectivas para os consumidores neste final de ano apontam para preços mais favoráveis em comparação ao ano anterior. No entanto, essa estabilidade não significa ausência de variações e valores mais elevados que o resto do ano.
Uma pesquisa conjunta realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, traz perspectivas positivas para o comércio brasileiro neste Natal. De acordo com o levantamento, cerca de 133 milhões de consumidores planejam ir às compras, projetando uma injeção de mais de R$ 74 bilhões na economia.
Tradição
Em meio à agitação dessa época do ano, a população busca reunir a família em torno da mesa com os pratos tradicionais para celebrar as festas de final de ano. A doméstica Luziene Fernandes, compartilhou os pratos tradicionais que não podem faltar em sua ceia. “Não pode faltar frutas, a casaca de piracuru, o salpicão e a lasanha. Eu já estive pesquisando e vou manter os pratos que faço todos os anos”, disse.
A busca por esses produtos tem agitado os corredores dos supermercados, onde os consumidores expressam suas expectativas e tradições. A aposentada Raimunda Cortesão destacou a importância do peru e do pernil em sua ceia, além de também incluir pratos caseiros.
“Como todo ano, não pode faltar o peru e o pernil na nossa ceia. Mas fora isso costumo fazer sempre os mais tradicionais e com certeza vou fazer, a maionese e o vatapá”, comentou Raimunda.
Outro item muito procurado é o panetone, como observa Erick Merchant, representante de uma das marcas do alimento tradicional da época natalina.
“Chegando o fim de ano tem saído bastante panetone, chocotone. A demanda já está alta e as pessoas já estão procurando bastante para o natal. Nas lojas que estou passando, os itens que mais saem é o chocotone e está vendendo muito bem, as pessoas estão comprando mais”, declarou Erick.












