Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) -A forte chuva que atinge Manaus na tarde desta quinta-feira, 19/2, já provoca alagamentos em diversos bairros da capital. Moradores relatam ruas tomadas pela água, dificuldades para sair de casa e prejuízos a comerciantes.
Na comunidade Mundo Novo, no bairro Cidade Nova, zona Norte, a revolta é antiga. Em vídeo, uma moradora cobra providências do poder público diante da repetição do problema a cada novo temporal.
“Nada é feito. Toda vez que chove acontece isso. A comunidade Mundo Novo vem pedir encarecidamente aos órgãos públicos de Manaus para que façam algo não só pelo bairro Mundo Novo, mas pela nossa Manaus. Prefeito, Seminf, Semulsp. Cadê os vereadores? Estão lá sentados em seus gabinetes sem fazer nada. Empreendedores e moradores ficam aflitos”, declarou.
De acordo com aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), imagens do satélite GOES indicam a presença de sistemas convectivos associados a pancadas de chuva de intensidade moderada a forte no Amazonas, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. O aviso é válido até as 18h desta quinta-feira.
Além disso, foi emitido o Alerta nº 568/2026 para tempestade local e chuvas intensas em Manaus e em municípios da Região Metropolitana, como Rio Preto da Eva, Careiro e Novo Aripuanã. O alerta, aberto às 15h50, segue válido até as 19h50, com risco de alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis.
A orientação é que a população evite contato com água de alagamentos, que pode estar contaminada, e siga as recomendações da Defesa Civil e do plano de contingência municipal. Até o momento, a prefeitura não informou o número de ocorrências registradas durante o temporal.






