Redação Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Nacional é finalista do Campeonato Amazonense 2025. O Leão da Vila Municipal venceu o Manaus por 2 a 0 nesse sábado, 29/3, na Arena da Amazônia, e garantiu o título do segundo turno do Barezão. Lucas Oliveira e Peninha marcaram os gols que asseguraram a vitória do Naça.
O jogo
Desde o início, o Nacional dominou a posse de bola e criou as melhores chances. Aos 17 minutos, Wendel ajeitou para Luis Fernando, que finalizou para fora. Seis minutos depois, Vinicius recebeu pela direita e arriscou de fora da área, acertando a rede pelo lado de fora.

A pressão azulina surtiu efeito aos 35 minutos, quando Lucas Oliveira avançou pela esquerda, tentou cruzar e, após um desvio na defesa, a bola encobriu o goleiro Gustavo, morrendo no fundo das redes. O Manaus só levou perigo aos 48 minutos, quando Miliano cobrou falta para a área, Kesley desviou e a bola passou rente à trave.
Na segunda etapa, o Gavião voltou mais ofensivo. Logo aos oito minutos, Weverson cruzou da esquerda para Adilson Bahia, que cabeceou na trave. Três minutos depois, Gabriel Masson aproveitou um erro da defesa e finalizou para grande defesa de David Becker.

O Nacional respondeu aos 15 minutos, quando Vinicius Balotelli invadiu a área e foi derrubado por Weverson, resultando em pênalti. Na cobrança, Peninha bateu firme e ampliou o placar aos 17 minutos. O Manaus pressionou nos minutos finais, enquanto o Naça apostava nos contra-ataques. O placar permaneceu inalterado até o apito final, e a torcida azulina pôde soltar o grito de campeão.
Caboco do Jogo
O atacante Lucas Oliveira, do Nacional, foi eleito o Caboco do Jogo, prêmio concedido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, com votação de três profissionais de imprensa presentes no estádio.

Próximos desafios
Com o título do segundo turno, o Nacional garantiu vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde de 2026. Agora, o Leão decide o título estadual contra o Amazonas na próxima terça-feira, 1º, às 20h, na Arena da Amazônia.
Já o Manaus acumula mais um vice de turno e foca na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro, programada para os dias 12 ou 13 de abril, fora de casa, contra o Trem-AP.
*Com informações da Assessoria












