Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O sonho do Nacional-AM na elite do futebol brasileiro ainda continua distante. Em 2014, o clube lançou um projeto ambicioso, com metas para chegar à Série A do Brasileirão até 2024. No entanto, dez anos depois, esse projeto segue apenas no papel.
A diretoria do time apresentou na época um planejamento ousado, levar o Leão da Vila Municipal para a Série A do Brasileirão em dez anos. A ideia era reformular o clube, mudar conceitos, e investir pesado nas categorias de base. Mesmo com algumas metas alcançadas, o caminho se mostrou bem mais difícil do que o esperado.
Leia mais: Brusque vence e encerra série de invencibilidade do Amazonas na Série B
As 10 metas do planejamento do Nacional:

O clube traçou metas para avançar nas divisões do Campeonato Brasileiro ao longo dos anos e esperava estar na Série A neste ano. Confira as metas alcançadas e as que ficaram pelo caminho.
Metas Alcançadas:
- Ser campeão amazonense em 2014: O Nacional venceu de virada o Princesa do Solimões por 5×1 e levantou o troféu.
- Garantir vaga na Série D de 2015: O título estadual de 2014 já garantia essa vaga, sem surpresas por aqui.
- Ser bicampeão amazonense: Em 2015, o Nacional bateu novamente o Princesa do Solimões por 2×1 e garantiu o bicampeonato.
- Disputar a Série D de 2015: A vaga estava garantida, mas o desempenho não foi o mesmo. O Naça acabou eliminado com duas rodadas de antecedência na fase classificatória.
Apesar dessas conquistas, as coisas começaram a se complicar nos anos seguintes. Em 2017, o Nacional chegou à final do Campeonato Amazonense, mas perdeu o título para o Manaus. No jogo de ida, o Manaus venceu por 1×0, e no de volta o empate por 1×1 acabou favorecendo o adversário.
Metas engavetadas:
- Obter o acesso à Série C até 2017.
- Disputar a Série C em 2018.
- Se classificar entre os quatro da Série C até 2020.
- Disputar a Série B em 2021.
- Até 2023 – Classificar entre os quatro da Série B.
- 2024 – Disputar a Série A.
A realidade em 2024?
Neste ano, o Nacional chegou a disputar a semifinal do primeiro turno do Amazonense, quando foi eliminado pelo Amazonas FC. No segundo turno não conseguiu repetir o feito e está sem calendário para competições nacionais em 2025.
O clube também foca bastante nas categorias de base, competindo em torneios como o “Barezinho Sub-16” e “Sub-19”, de olho em formar novos talentos para o futuro do time .


O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com diretoria do clube sobre as metas não alcançadas. No entanto, a reportagem não recebeu resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.












