Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma mulher e uma criança, até o momento não identificadas, morreram na tarde desta sexta-feira, 13/2, após o naufrágio registrado na região do Encontro das Águas, nas proximidades de Manaus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
A lancha Lima de Abreu, que fazia o transporte de passageiros para o município de Nova Olinda do Norte, virou e diversos ocupantes caíram na água, ficando à deriva. Segundo informações da secretaria, a criança foi recebida no Pronto-Socorro da Criança da zona Leste, unidade que integra o Complexo Hospitalar Leste (CHL), mas já chegou sem vida ao hospital.
Já o Instituto Médico Legal (IML) informou que o corpo da mulher foi conduzido pelo pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) até o porto Roadway, na zona Sul de Manaus.
A SES-AM destacou que atua de forma integrada ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu e informou que deixou toda a rede preparada para receber pacientes, conforme o Plano de Contingência para atendimento às vítimas do ocorrido.
Posicionamento da empresa e do governador
A empresa Lima de Abreu e Navegações, responsável pela embarcação Lima de Abreu XV, manifestou pesar pelo ocorrido e informou que adotou medidas emergenciais desde o início do acidente. Segundo a empresa, a prioridade tem sido prestar assistência às vítimas e familiares.
“A embarcação encontrava-se devidamente regular, com documentação válida, inspeções atualizadas e operando em conformidade com as normas da navegação. As circunstâncias do acidente estão sendo rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes, especialmente pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, vinculada à Marinha do Brasil, com as quais a empresa colabora de forma plena, transparente e contínua”, diz trecho da nota.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), também se manifestou após o naufrágio, afirmando que está acompanhando de perto a ocorrência nesta sexta-feira, no Encontro das Águas
“Determinei a atuação integrada das equipes do Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança, além da Assistência Social e da Saúde, para garantir todo o suporte necessário às vítimas. Seguimos mobilizados e monitorando a situação”, diz o governador.
Leia mais: Bebê de cinco dias é resgatado em caixa térmica após naufrágio no Encontro das Águas
Naufrágio no Encontro das Águas
Um naufrágio foi registrado na região do Encontro das Águas, nas proximidades de Manaus. A lancha Lima de Abreu, que fazia o transporte de passageiros para o município de Nova Olinda do Norte, virou e diversos ocupantes caíram na água.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram passageiros dentro do rio, alguns em botes salva-vidas, aguardando o resgate. Entre eles, havia crianças, jovens e mulheres. Testemunhas relataram que ventos fortes e banzeiros na região podem ter contribuído para o acidente.
Outras embarcações que passavam pelo local prestaram auxílio e ajudaram a retirar pessoas que estavam à deriva.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas informou que foi acionado para a ocorrência e mobilizou cerca de 25 bombeiros, três lanchas e oito viaturas.






