Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A inauguração do Hospital Público Veterinário, realizada neste sábado, 4/10, em Manaus, chamou atenção não apenas pelos serviços e pela estrutura inédita na região, mas também pela polêmica envolvendo uma fala da deputada estadual licenciada Joana Darc (União Brasil), atual secretária de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet).
Durante seu discurso no evento, Joana defendeu a bandeira da causa animal e criticou políticos que a utilizam como trampolim eleitoral. A declaração, feita enquanto celebrava a inauguração ao lado do governador Wilson Lima, provocou reações imediatas nas redes sociais.
“Enquanto muitos políticos usam a causa animal para fazer projetos em época de eleição ou pegam um cachorrinho no colo para poder ganhar simpatia, aqui nós temos um governador que honra a causa animal. Temos um governador que faz jus. E eu fiz questão de ele usar essa blusa hoje, até a blusa diz que Wilson Lima é o governador do hospital público veterinário”, disse Joana Darc.
Muitos internautas criticaram o tom do discurso, acusando a secretária de agir da mesma forma que condena. “Se descreveu muito bem! Coragem é de quem vota num ser desse”, ironizou um usuário.
Outro comentou: “JOANA LIKE EM AÇÃO”. Já um terceiro destacou: “Quando é um animal que não tem engajamento, a assessoria nem responde”.
A frase ganhou destaque porque Joana Darc — que construiu sua trajetória política defendendo a pauta animal como vereadora e deputada estadual — é frequentemente alvo de críticas por supostamente se apropriar do tema em períodos eleitorais.
Estrutura e serviços do novo hospital
Apesar da polêmica, o evento marcou um avanço na política pública voltada ao bem-estar animal. Localizado na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, o hospital é a primeira unidade estadual do país voltada exclusivamente ao atendimento gratuito de cães e gatos de famílias de baixa renda.


Com investimento de R$ 3,7 milhões, a estrutura conta com dois pavimentos e ambientes adaptados para consultas, exames, cirurgias, vacinação, internações e diagnósticos por imagem. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos em clínica geral, ortopedia, cardiologia e oftalmologia, além de exames laboratoriais e castrações.
Mais de 60 profissionais atuarão na unidade, que também servirá como polo de formação e residência em Medicina Veterinária. Por dia, serão distribuídas 300 senhas para atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.












