Caio Silva – Rios de Notícias
TABATINGA (AM) – Uma motociclista identificada como Leila Pereira levou um susto na quarta-feira, 1º/10, ao encontrar uma cobra dentro de sua motocicleta, na avenida da Amizade, no município de Tabatinga, interior do Amazonas.
De acordo com o relato da motociclista, ela se preparava para sair com o veículo quando percebeu algo se mexendo em sua direção. Ao sentir a movimentação estranha, ela saltou da moto imediatamente, assustada com a possível presença de um animal.
Leia também: Boca do Acre registra 140 casos confirmados de Covid-19 neste ano
Resgate difícil
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para atender a ocorrência. Os agentes tentaram inicialmente retirar a cobra no local, mas o animal se recusava a sair, mesmo após os bombeiros baterem na lataria da motocicleta.
Diante da resistência da serpente, o veículo foi levado até o pátio do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, onde a equipe tentou utilizar jatos de água para forçar a saída do animal — sem sucesso. Somente após uma busca minuciosa, a cobra foi localizada escondida no banco da moto e retirada por um dos militares.
“Olha como ela tá brava”, comentou um dos bombeiros durante o resgate.
Veja o vídeo
Espécie e orientações
Segundo os bombeiros, a cobra era uma espécie conhecida popularmente como ‘cobra-d’água’, de hábitos semi-aquáticos, comum em regiões próximas a rios e igarapés. Ela não é venenosa nem representa risco grave à população, mas o contato com animais silvestres deve sempre ser evitado.
Após a captura, o animal foi solto em uma área de mata próxima.
Recomendações em caso de encontro com serpentes
O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações como essa, a pessoa deve se afastar imediatamente e acionar os órgãos competentes, como:
📞 Corpo de Bombeiros – 193
📞 SAMU – 192
Não se deve tentar capturar ou matar o animal, já que isso pode colocar a vida da pessoa em risco e causar desequilíbrios ambientais.






