Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O morador Lucas Alexandre denunciou o abandono de uma calçada localizada na Avenida das Torres, na zona Norte de Manaus. A publicação foi feita neste domingo, 25/1, e mostra que a falta de manutenção tem obrigado pedestres a dividir espaço com veículos na via, aumentando o risco de acidentes.
De acordo com Lucas, a situação contrasta com a presença de diversos radares eletrônicos de fiscalização ao longo do trecho, o que levanta, segundo ele, questionamentos sobre a aplicação dos recursos arrecadados e a ausência de manutenção urbana no local.
Segundo o morador, o mato alto impede a circulação de pedestres pela calçada, forçando-os a caminhar pelo meio da rua. “Os pedestres correm risco de serem atropelados”, afirmou.
Leia também: Inscrições do Prouni do 1º semestre começam nesta segunda-feira, 26; veja como participar
Abandono
Em outro trecho do vídeo, Lucas Alexandre mostra que, a poucos metros de distância, há quatro radares de velocidade instalados na região. Ele questiona a destinação dos valores arrecadados com as multas e critica o abandono da calçada e do entorno. “Então, Prefeitura de Manaus, onde está o dinheiro? Por que não cuida da nossa cidade?”, questiona.
Ainda segundo o morador, a Prefeitura de Manaus demonstra agilidade na instalação de radares, mas lentidão para garantir direitos básicos, como o ir e vir de motoristas e pedestres com segurança. “Dinheiro tem. O que falta é vontade política de usar esse recurso para salvar vidas, e não apenas para fazer caixa”, destacou.
Novos radares
Recentemente, a Prefeitura de Manaus intensificou ações educativas sobre o uso de radares eletrônicos de velocidade, um ano após a instalação dos equipamentos de fiscalização na cidade. A segunda blitz educativa foi realizada na última quinta-feira, 22, na avenida Rodrigo Otávio, zona Sul da capital.
Segundo a Prefeitura de Manaus, 34 novos pontos de fiscalização eletrônica estão previstos para a cidade. A administração municipal afirma que a medida faz parte de uma estratégia para aumentar a segurança viária, reduzir infrações e organizar o fluxo de veículos.
A Prefeitura também ressalta que a iniciativa tem como objetivo diminuir os sinistros de trânsito e promover um tráfego mais seguro para motoristas e pedestres.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e com a Prefeitura de Manaus, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação dos órgãos citados.












