Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com cerca de dois milhões de descendentes. Essa conexão histórica, que já ultrapassa um século, ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira, 11 de junho, com a visita oficial da princesa imperial japonesa Kako de Akishino ao Palácio do Planalto, onde foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A princesa também se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio Itamaraty. Kako de Akishino é filha do príncipe herdeiro Fumihito de Akishino e sobrinha do imperador Naruhito, de 65 anos, atual chefe de Estado do Japão.
A visita faz parte das comemorações dos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, firmado em 1895, que marcou o início das relações diplomáticas entre os dois países. “A presença da princesa Kako de Akishino faz parte das comemorações dos 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão – uma história de laços e respeito mútuo”, publicou a Câmara dos Deputados nas redes sociais. A Casa realizou uma sessão solene em homenagem à data.
Repercussão
A visita da princesa também reacendeu nas redes sociais o interesse de alguns brasileiros pela monarquia. Internautas comentaram a elegância e o simbolismo da presença da realeza japonesa:
“A beleza e sobriedade da monarquia é algo admirável em qualquer cultura”, “A monarquia sempre será mais bonita. Podíamos ter a nossa própria, talvez estaríamos até melhores hoje”, “Longa vida à princesa! Um tributo aos 130 anos de amizade” e “O Brasil também tem uma família imperial. Devíamos restaurar a monarquia”, publicaram.
Laços históricos
A relação entre Brasil e Japão remonta a 1908, quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Porto de Santos a bordo do navio Kasato Maru. Eles vinham para trabalhar nas lavouras de café no interior de São Paulo. Desde então, os vínculos se expandiram e hoje englobam comércio, cultura, ciência e tecnologia.
O Dia da Imigração Japonesa é celebrado em 18 de junho, em homenagem à chegada do Kasato Maru. Em sua conta no Instagram, o presidente Lula também destacou a importância da visita:
“Neste ano, celebramos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Em celebração a este marco, o Brasil tem a honra de receber a princesa imperial Kako de Akishino.”






