Redação Rios
MANAUS (AM) – Às 0h08 desta quinta-feira, 1º/1, poucos minutos após a virada do ano, nasceu Pedro Henrique, o primeiro bebê de 2026 na rede estadual de saúde do Amazonas. O parto ocorreu no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), em Manaus.
O menino veio ao mundo por cesariana, com 3,548 quilos, 49 centímetros e 40 semanas de gestação, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Ele é o primeiro filho do casal Rainara dos Santos, de 21 anos, e Pedro Lucas, de 30 anos, moradores do bairro Armando Mendes, na zona Norte da capital.
Leia também: David Almeida é vaiado durante Réveillon gospel na Ponta Negra
De acordo com a mãe, as contrações começaram na terça-feira, 30/12, e se intensificaram ao longo do dia 31, durante os preparativos para o Ano-Novo. Mãe e bebê passam bem e seguem em acompanhamento médico.
A previsão de alta hospitalar é de 48 a 72 horas, conforme a evolução clínica. A unidade informou que conta com equipe multiprofissional para o atendimento de gestantes e recém-nascidos.
Atendimento no feriado
Durante o feriado de Ano-Novo, a rede estadual de saúde funciona em regime de plantão. Em Manaus, 25 unidades de urgência e emergência operaram 24 horas, incluindo prontos-socorros, SPAs e UPAs. As sete maternidades estaduais mantiveram atendimento regular.
No interior do estado, os hospitais dos 61 municípios também funcionaram em plantão contínuo, com apoio da logística de UTI aérea, em caso de necessidade de transferência para a capital.
*Com informações da assessoria






