Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e outros dois suspeitos foram presos durante a Operação Queda do Céu, realizada pela Polícia Civil. Os homens atuavam em esquema de envio de drogas nos voos da FAB de São Gabriel da Cachoeira para Manaus.
Os suspeitos, que estavam no município distante 852 quilômetros de Manaus, também são investigados pelo crime de lavagem de dinheiro.
Leia mais: Corpo é encontrado em rio de Itacoatiara no Amazonas
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 6/2, a delegada Grace Jardim, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira, detalhou a dinâmica do esquema criminoso, dasarticuldo na segunda-feira, 3.
“Três militares da FAB ajudavam nesse envio ao colocar essas mulas para fazerem essas viagens. Eles mesmos já chegaram a levar drogas a Manaus em voos da FAB. Chegamos também ao financiador das drogas, que movimentava milhões”, destacou.



A operação é desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de drogas realizada em 2024, resultado de uma ação integrada entre Polícias Civil e Militar à época. Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e outros dois ex-militares foram presos.
Durante a ação, drogas, armas, três carros e quatro motocicletas foram apreendidos pela Polícia Civil. “Era uma verdadeira associação [criminosa], onde cada um tinha uma função. Esses criminosos cooptavam essas pessoas para levar as drogas”, comentou.
Em resposta ao riosdenoticias.com.br, a Força Aérea Brasileira afirmou que “acompanha o caso e corrobora com as investigações policiais em curso”.
“O Comando da Aeronáutica reitera que não compactua com condutas que não estão de acordo com os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”, ressalou a instituição na nota.






