Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Dois militares das Forças Armadas, de 27 e 28 anos, foram presos em flagrante nessa quarta-feira, 16/07, em Manaus, suspeitos de envolvimento em um esquema de fraude eletrônica que causou prejuízo superior a R$ 5 milhões a uma instituição financeira.
Segundo o delegado Ivo Martins, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), os militares realizavam compras online em grande volume por meio de uma companhia aérea com sistema de cashback de cerca de 1%.
No entanto, após o recebimento dos pontos e do crédito, eles cancelavam as transações, mantendo o valor do cashback creditado – o que configurava uma fraude deliberada e sistemática.
“As movimentações eram tão grotescas e que chamaram a atenção da própria instituição financeira, que acionou a inteligência policial para investigar”, afirmou o delegado.
Leia também: Casal suspeito de tentar comprar bebê no Amazonas é preso em São Paulo
A investigação teve início após a prisão de outro militar em São Paulo, envolvido em esquema semelhante. A partir de trocas de informações entre unidades policiais do Amazonas e de São Paulo foi possível rastrear e capturar os dois suspeitos, um deles detido em um hotel da capital amazonense.
Ainda de acordo com Martins, os suspeitos confessaram os crimes. Os dois utilizavam os valores recebidos de cashback em clubes de viagem e compras online, praticando lavagem de capitais e estelionato eletrônico.
“Não se trata de um caso relacionado às Forças Armadas enquanto instituição, mas de atos individuais, praticados em benefício próprio. A Força tem colaborado plenamente com as investigações, sem interferência ou resistência”, reforçou o delegado.






