Redação Rios
AMAZONAS (AM) – Uma carga de meia tonelada de cocaína, avaliada em cerca de R$ 40 milhões, foi retirada de circulação durante uma ofensiva contra o tráfico de drogas no município de Maués, a 276 quilômetros de Manaus. O material ilícito estava escondido em uma área de mata próxima a uma pista de pouso clandestina usada pelo crime organizado para o transporte aéreo de entorpecentes.
A apreensão ocorreu na terça-feira, 27/1, durante uma operação integrada que também resultou na localização de armas de fogo, munições, veículos e uma aeronave que seria utilizada no esquema criminoso. Um acampamento improvisado às margens de um rio servia de apoio logístico para a ação dos traficantes. Apesar da fuga dos suspeitos pelo rio, todo o material foi recolhido.

A ação foi conduzida pela Polícia Militar do Amazonas, por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), com apoio de forças estaduais e federais. Segundo a polícia, a operação foi deflagrada após o monitoramento de uma aeronave suspeita que teria ingressado no espaço aéreo brasileiro e pousado em Maués.
O comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Alysson Lima, explicou que as informações iniciais partiram do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), do Mato Grosso, que acionou as forças de segurança do Amazonas e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Com o apoio da Força Aérea Brasileira, as equipes conseguiram chegar até o local onde a droga estava armazenada.
Já o comandante da COE, major Ricardo Lemos, destacou que, mesmo com a fuga dos criminosos ao perceberem a aproximação da aeronave policial, o prejuízo causado ao narcotráfico é significativo. “Eles conseguiram escapar pelo rio, mas ficaram para trás os entorpecentes, a aeronave, veículos e armas”, afirmou.
Além da cocaína, foram apreendidos dois quadriciclos, duas pistolas, 183 munições calibre 9 milímetros e 35 munições de calibre .380. Todo o material foi encaminhado à sede da Polícia Federal, que ficará responsável pela investigação.

O chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel Bruno Azevedo, ressaltou que a apreensão é resultado da intensificação das operações no interior do estado e do fortalecimento da atuação integrada contra o crime organizado, especialmente em rotas estratégicas do tráfico internacional.
A Polícia Militar do Amazonas reforça que denúncias sobre atividades criminosas podem ser feitas pelo disque-denúncia 190, com garantia de sigilo da identidade do informante.
*Com informações da Assessoria






