Kataryne Dias – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O secretário-chefe da Casa Civil de Manaus, Marcos Rotta (Avante), anunciou nesta quinta-feira, 19/2, sua pré-candidatura às eleições de 2026. Para disputar o pleito, ele informou que deixará o cargo até o dia 4 de abril.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais. Segundo Rotta, “um novo capítulo está prestes a começar”.
Leia também: Deputado Daniel Almeida é condenado a indenizar Sargento Salazar em R$ 20 mil por danos morais
Em vídeo publicado, o secretário destacou sua trajetória política e profissional. Ele afirmou que há 30 anos atua como voz de muitos amazonenses, inicialmente por meio de quadros na televisão. Rotta relembrou ainda seus quatro mandatos como deputado estadual, um como deputado federal e a atuação como vice-prefeito de Manaus.
“Juntos construímos uma trajetória política que foi histórica. Olha, cada asfalto, cada UBS, cada escola, cada ação, cada direito defendido, foi minha forma de dizer ao Amazonas, obrigado por tudo, mas não para por aí. Em 2026, nós iremos escolher nas urnas as vozes que irão nos representar pelos próximos anos”, declarou Rotta.
A movimentação reforça uma articulação que já vinha sendo sinalizada pelo Avante desde junho do ano passado. Na ocasião, o presidente nacional da sigla, Luis Tibé, afirmou que “Marcos Rotta é o nome certo para representar o Estado do Amazonas e o Avante no Senado”.
Apesar de ainda não haver anúncio oficial de candidatura à época, a declaração foi interpretada nos bastidores como um indicativo de preparação para a disputa eleitoral.
Aliança política e pré-candidaturas
Marcos Rotta integra o grupo político do prefeito David Almeida e mantém alinhamento com outros nomes da base aliada.

Além dele, o prefeito já anunciou outros pré-candidatos para as eleições de 2026, entre eles Aryel Almeida (Avante) e o secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, que devem disputar vagas na Câmara Federal.






