Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Marciele Albuquerque, cunhã do boi Caprichoso, encantou os participantes do BBB 26 com a toada “Guerreira das Lutas”, composta especialmente para ela. A apresentação destacou sua graça, beleza e desenvoltura, deixando Juliano, Babu e outros colegas “hipnotizados” durante a festa na noite deste sábado, 14/2.
A surpresa veio quando a produção do programa tocou a música, arrancando emoção imediata da amazonense. Ao som dos versos:
“Ela é Munduruku, Tupinambá, Kayapó, Atroari, Asurini, Zo’é, ela é Sateré, Hixkaryana, guerreira, poranga-cunhã…”. Marciele trouxe para dentro da casa um pouco do espetáculo grandioso que apresenta no Festival de Parintins.
Leia também: Isabelle Nogueira é destaque no desfile da Presidente Vargas no Sambódromo de Manaus
A toada celebra sua ancestralidade Munduruku e reverencia diversos povos indígenas do Brasil, transformando o reality em palco de exaltação à cultura amazônica. Mais que uma dança, foi um manifesto de identidade, pertencimento e resistência.
Repercussão
Nas redes sociais, a reação foi imediata. A torcida do Caprichoso, artistas do bumbá, fãs da cunhã e admiradores vibraram com a apresentação. “Orgulho da nossa cunhã! Uma artista incrível, de história única. Estamos na torcida por você”, destacou Patrick Araújo, levantador de toadas do boi azul e branco.
A líder indígena e ativista ambiental Vanda Witoto também celebrou: “Parenta Munduruku, que emoção ver a cultura do Amazonas no palco da Globo”.
Seguidores do programa comentaram: “Finalmente a toada da nossa cunhã! Lindíssima!” e “Como o nosso Brasil é rico culturalmente. Nunca tinha visto uma apresentação assim”, mostrando encantamento com a força cultural exibida em rede nacional.
Momento de vulnerabilidade
Em meio à celebração, Marciele também viveu um momento de emoção e vulnerabilidade. Em conversa com Maxiane, desabafou:
“No dia que aconteceu o negócio do teu Líder, nesse dia eu perdi a confiança no Breno”.






