Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do Boi Caprichoso, e o ator Babu Santana destacaram o talento dos artistas de Parintins em uma conversa no Big Brother Brasil 26, nesta segunda-feira, 26/1. Eles ressaltaram a importância desses profissionais, que levam a arte amazônica para os carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Babu revelou que só descobriu recentemente que os artistas responsáveis pelas alegorias de Parintins também trabalham nos carnavais carioca e paulista. “Só soube quando os caras de Parintins vieram fazer os movimentos dos carros alegóricos no Rio de Janeiro”, contou.
Marciele Albuquerque explicou como os artistas se deslocam entre festivais e carnavais, levando técnicas únicas que combinam arte e engenharia de ponta. “Eles estão todos agora em São Paulo e no Rio. Depois do Carnaval, voltam para Parintins para trabalhar no festival. É assim”, disse.
Leia também: Garantido produz álbum 2026 em estúdio próprio e abre nova fase para o Festival de Parintins
Grandiosidade das obras
O ator elogiou o esforço e a criatividade dos artistas em produzir alegorias grandiosas. “Eles vieram primeiro para São Paulo, e isso transformou o Carnaval. Caraca, o Carnaval de São Paulo mudou”, afirmou.
Marciele acrescentou que, muitas vezes, os artistas chegam aos galpões achando que certas estruturas não vão funcionar, mas, na arena, tudo se transforma em espetáculo. “A gente geralmente está nos bastidores, mas quando assiste, é aquela coisa perfeita”, comentou.
Impacto no Carnaval
Os profissionais de Parintins são considerados fundamentais para a evolução tecnológica, estética e cênica dos carros alegóricos nos últimos anos.
Todos os anos, centenas de artistas de Caprichoso e Garantido trabalham nos barracões da Sapucaí e do Anhembi, garantindo acabamentos detalhados e movimentos que traduzem a “Ilha da Magia” para os palcos do Carnaval.












