Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Zoológico do Tropical Hotel Amazônia, que acolheu recentemente a onça-pintada resgatada à deriva no Rio Negro em Manaus, abriga atualmente 225 animais entre mamíferos, aves e répteis, em uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados.
O espaço é mantido pela empresária Maria do Carmo Seffair, reitora do Centro Universitário Fametro e idealizadora do projeto de revitalização do Hotel Tropical Amazônia. Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, ela falou sobre o compromisso do grupo com as vidas humanas e animais.


“Sou tutora de mais de 20 cachorros, o que deixa claro meu amor pelos animais. Então, manter e modernizar toda essa rede de apoio à vida silvestre é um compromisso que assumimos com muita satisfação. Me sinto, realmente, muito feliz em poder contribuir e saber que o resultado do nosso trabalho soma de forma tão significativa para a qualidade de vida dos amazonenses, humanos ou animais”, destacou Maria do Carmo.
Localizado próximo à praia do Complexo Turístico Ponta Negra, segundo a empresária, o empreendimento deve se consolidar em breve como mais um atrativo turístico da região, gerando emprego e movimentando a economia amazonense.
Único zoológico privado
Segundo o biólogo e responsável técnico do espaço, Tenente Nonato Amaral, trata-se do único zoológico privado do Amazonas e o único 100% arborizado, com piso de terra, aproximando da imersão à floresta.


“Mantivemos todos os animais, entre araras, macacos, jacarés e onças, mesmo após o fechamento do antigo hotel, sempre por amor a todos eles”, relatou Amaral.
Ainda segundo o biólogo, embora ainda não haja previsão de reabertura ao público, o zoológico nunca interrompeu suas atividades e segue como um espaço qualificado para acolher a fauna.
Espaço de aprendizado
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Fametro, Marina Brólio, ressaltou que o espaço também cumpre papel acadêmico, unindo teoria e prática no processo de formação dos alunos.
“O zoológico atua como centro de reabilitação para animais resgatados em situação vulnerável. Os que não têm condições de voltar à natureza permanecem no local, que funciona como um santuário. O curso utiliza o espaço para aulas práticas da disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens, realizando consultas, exames e avaliações dos animais”, explicou Marina.
A onça-pintada resgatada à deriva no Rio Negro na última quarta-feira, 1º/10, foi levada para o espaço, onde recebe todos os cuidados necessários até estar pronta para ser reinserida na natureza.
Histórias que marcaram o Zoo Tropical


Outro caso é o do jacaré Jayson, que chegou em 2023 após ser resgatado da área da Manaus Moderna. O animal, com mais de cinco metros, foi vítima de maus-tratos e completa dois anos vivendo no local.
Além dele, o zoológico já recebeu araras vermelhas com ferimentos a bala, preguiças, primatas atropelados, iguanas e aves da espécie japiim, que após tratamento foram reintegradas ao seu habitat natural.
Tropical Hotel Amazônia
O espaço fica nas dependências do Tropical Hotel Amazônia, que está em processo final de revitalização e vai integrar a rede de hotelaria internacional Marriot, na categoria Tribute Portfólio.
Recentemente, a empresária Maria do Carmo recebeu empresários da Associação PanAmazônia para mostrar o potencial do empreendimento restaurado para o turismo e desenvolvimento do estado.
A previsão é de que ainda neste mês, a Marriot Internacional, inicie a fase de testes de operação e já conta com profissionais dentro da unidade.






