Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capital amazonense é a 7ª pior cidade do Brasil na avaliação mais recente do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), da Transparência Internacional – Brasil. Atualmente, Manaus é gerida por David Almeida (Avante), que busca a reeleição.
Publicado em julho deste ano, o estudo aponta que com 45,4 pontos, Manaus foi classificada como “regular”, ficando à frente apenas das outras seis capitais que foram classificadas como “ruim”.
São elas: Natal (38,5 pontos), Rio Branco (34,5 pontos), Boa Vista (33,7 pontos), Belém (32,4 pontos), Teresina (32,1 pontos) e Macapá (31 pontos). Cada capital recebeu uma nota de 0 a 100, onde 0 representa o pior resultado e 100 o melhor em matéria de transparência.
Leia mais: Silas Câmara alega ‘guerra espiritual’ ao pregar apoio a David Almeida entre fiéis
Onde falta transparência?
De acordo com a própria plataforma da Transparência Internacional – Brasil, os resultados obtidos pela gestão David Almeida mostram que a capital amazonense conta com um nível de transparência que demonstra a necessidade de melhorias.
“Os resultados obtidos por Manaus mostram que a capital conta com um nível razoável de transparência, com oportunidades significativas para melhorias”, diz um trecho do texto. “A capital possui canal para denúncias de corrupção de forma anônima, mas não divulga a agenda do prefeito diariamente”, diz outro.
A publicação da plataforma também destaca que Manaus pontuou em poucos critérios da dimensão Obras Públicas, demonstrando que há baixa transparência sobre o setor e que a gestão de David Almeida até divulga dados sobre salários dos servidores, receitas, despesas e licitações, no entanto, de forma parcial.

“A capital pode aprimorar seus níveis de transparência ao investir na abertura de dados de áreas com altos riscos de corrupção, como obras públicas, incentivos fiscais e emendas parlamentares. Outro ponto de atenção é o baixo investimento em iniciativas de participação e engajamento dos cidadãos”, conclui o texto.
O que é avaliado?
O ITGP mede indicadores para a transparência de entes públicos. A edição avaliou as dimensões de Governança, Legislação, Participação Social e Comunicação, Plataformas, Transparência Administrativa e Orçamentária e Obras Públicas nas prefeituras.
A pontuação de Manaus nos seis indicadores medidos pelo ITGP foi distribuída da seguinte forma: Plataformas (71,1 pontos), Administração e Governança (64,7 pontos), Participação e Comunicação (40,4 pontos), Dimensão Legal (40,0 pontos), Transparência Financeira e Orçamentária (42,9 pontos) e Obras Públicas (13,6 pontos).






