Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus já soma 255 casos confirmados de dengue, conforme a nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses divulgado nesta segunda-feira, 24/2, atualizando os dados sobre dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro na capital.
De acordo com o Informe, Manaus registrou 51 casos suspeitos de dengue na última semana, dos quais 20 foram confirmados. Desde o início do ano, foram notificados 691 casos suspeitos, sendo 255 confirmados e 127 ainda sob investigação.
Nenhum caso de zika foi confirmado em 2025. Dos 13 casos notificados, cinco seguem em análise. O total de chikungunya permanece em 12, com sete casos suspeitos ainda sob investigação.
Até o momento, não há registros confirmados de oropouche. A cidade contabiliza quatro casos confirmados de mayaro neste ano, todos diagnosticados por critério laboratorial.
A Semsa informa que, até o momento, não houve registros de óbitos confirmados ou em investigação por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro em 2025.
Ações de prevenção e vacinação
“A prefeitura conduz um trabalho permanente de prevenção e controle dessas doenças, mas a adesão da população é fundamental. Cada morador deve verificar regularmente sua residência e eliminar possíveis focos do mosquito”, frisou a subsecretária municipal de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo.
Entre as ações recomendadas estão a limpeza de telhados, piscinas e calhas entupidas, descarte correto de lixo nos quintais e vedação de caixas d’água e vasos sanitários pouco usados. A inspeção para eliminar focos de água parada deve ser feita semanalmente, pois esse é o período necessário para que um ovo do mosquito se transforme em adulto e passe a transmitir doenças.
A Semsa também reforça o chamado para a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, público mais vulnerável a formas graves da doença. “A vacina está disponível em mais de 60 unidades da rede municipal de saúde, incluindo aquelas de horário estendido, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h”, informou a subsecretária.
Todas as edições do informe estão disponíveis no site da Semsa: www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica






