Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A cidade de Manaus aparece no top 5 do setor industrial e top 10 do ramo imobiliário e se destaca como sendo uma das melhores cidades para se fazer negócio no Brasil nas áreas de serviços e saúde.
Os dados fazem parte de um estudo elaborado pela consultoria Urban Systems e divulgado pela revista Exame desta semana. O estudo levou em consideração 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.
Uma das cidades em grande expansão e desenvolvimento é Manaus, elencada na pesquisa pela grande participação nos negócios e maior desempenho econômico. O estudo usou como base o cálculo do Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que mostra quais municípios ofertam boas condições para as empresas crescerem, além de usar como indicador os dados da população, como o fluxo no comércio e as características urbanísticas da cidade.
Leia também: Eneva e Atem arrematam área na Bacia do Amazonas em leilão da ANP
O Índice de Qualidade Mercadológica verificou que há 4.454 pontos, demonstrando que a cidade que mais se destaca na região Norte em negócios na área da indústria é Manaus. Foram analisados dez indicadores como: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância ao aeroporto, distância ao porto de exportação, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.
Com grande importância para a economia local, o Polo Industrial de Manaus (PIM) eleva os status da cidade na economia tendo 500 indústrias nacionais e multinacionais, e somente nos primeiros sete meses de 2023, o faturamento atingiu os R$ 98,93 bilhões, empregando cerca de 110,6 mil pessoas diretamente.






