Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capital amazonense e diversos municípios do interior do estado estão sob alerta de chuvas intensas e risco de inundações pontuais, conforme boletins emitidos nesta sábado, 14/6, pela Defesa Civil do Amazonas com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os avisos seguem válidos até a manhã de domingo, 15.
De acordo com o INMET, a previsão é de chuvas com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm em um único dia, acompanhadas por ventos intensos de até 60 km/h. O grau de severidade é considerado de “perigo potencial”, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas mais afetadas devem ser os municípios localizados nas calhas do Rio Negro, Médio Solimões (Uaupés), Médio Amazonas e Baixo Amazonas. A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de energia ou placas de propaganda e desligue aparelhos eletrônicos da tomada em caso de tempestades.
Já o Cemaden emitiu alerta específico para Manaus, destacando a possibilidade de inundação gradual do Rio Negro e seus afluentes menores. O rio atingiu o nível de 28,85 metros, se aproximando da cota de inundação severa, fixada em 29 metros. A tendência é de estabilização, mas com atenção redobrada para bairros ribeirinhos e áreas mais vulneráveis da capital.
O alerta do Cemaden segue válido até às 10h de domingo, e a Defesa Civil Municipal orienta moradores de áreas de risco a seguirem os planos de contingência locais e, em caso de emergência, acionar os números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Veja os avisos:








