Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 23,7% dos candidatos às eleições municipais de 2024 no Amazonas não completaram o ensino médio. Isso equivale a 1.907 candidatos a prefeito e vereador que declararam esse nível de escolaridade à Justiça Eleitoral em um universo de 8.041 candidaturas.
Entretanto, houve uma melhoria em relação à eleição anterior, quando 28,6% dos candidatos estavam nessa situação. Esse dado se alinha ao cenário nacional, onde 68 milhões de brasileiros (32%da população) não possuem a escolarização básica, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também: Pesquisas eleitorais influenciam o voto? Especialistas e eleitores debatem o tema
Entre os candidatos com escolaridade inferior ao ensino médio, 2,97% indicaram ter iniciado, mas não concluído o ensino médio, 8,49% completaram apenas o ensino fundamental, e 8,57% não finalizaram nem o fundamental. Além disso, 3,68% (ou 296 candidatos) declararam saber apenas ler e escrever.
Ao longo dos anos, o número de candidatos com escolaridade não declarada ou com habilidades básicas de leitura e escrita tem diminuído. Em 2020, por exemplo, 4,13% (432 candidatos) se enquadravam nessa categoria, conforme o TSE.
Vale lembrar que a comprovação de leitura e escrita é o requisito mínimo exigido pela Justiça Eleitoral para que alguém possa concorrer.
Escolaridade em Manaus
Na capital, os dados revelam uma realidade diferente, onde mais da metade dos candidatos possui ensino superior (51,18%). O número de pessoas com ensino médio incompleto representa apenas 8,26% do total de 846 candidaturas.
A parcela que declara saber apenas ler e escrever é ainda menor em Manaus, com apenas 15 candidatos, o que corresponde a 1,7%