Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá a Manaus pela primeira vez desde que venceu a eleição presidencial em 2022. E ao que tudo indica a vinda do petista será novamente para as eleições, dessa vez municipais.
A última vez de Lula em Manaus foi em 31 de agosto de 2022, quando realizou comício para, aproximadamente, 30 mil pessoas no Espaço Via Torres, Flores.

Leia também: Saiba quem são os 12 prefeitos milionários do Amazonas
Desde sua vitória na eleição para presidente, Lula ainda não veio a capital amazonense, nem mesmo durante a seca ou quando a fumaça das queimadas atingiram a capital. A única cidade amazonense visitada pelo petista foi Parintins, em 2023, durante relançamento do programa Luz Para Todos.
A vinda do presidente Lula foi confirmada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS pelo pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo PT, Marcelo Ramos. O ex-deputado federal afirmou que a data ainda está sendo definida. Mas se seguir a ideia da última visita, Lula virá a Manaus durante a campanha para pedir votos para Ramos.
Apoio ao PT
Lula tem buscado reorganizar sua base de apoiadores em Manaus – local onde o PT era bem aceito, mas que perdeu espaço para o bolsonarismo nos últimos anos. E o presidente foi buscar um nome progressista, o de Marcelo Ramos, para tentar alavancar o apoio à sua gestão e ao PT na capital.
Tanto que precisou resolver um imbróglio na legenda local, pois Anne Moura almejava disputar a eleição para o Executivo Municipal como “cabeça de chapa” pelo PT.
No último sábado, 27/4, Marcelo Ramos lançou oficialmente a pré-candidatura à Prefeitura após receber apoio do presidente Lula e da presidente do PT Nacional, Gleise Hoffamann.
Manaus disputada
A capital amazonense virou palco de disputa dos candidatos à presidência do país. Nesta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro virá a Manaus cumprir agendas políticas e manter “acesa a chama do bolsonarismo” nos manauaras.
O apoio a Bolsonaro na capital amazonense é um dos maiores do país, na última eleição o ex-presidente recebeu 61,8% dos votos em Manaus. Talvez isso explique o interesse de Lula na eleição municipal deste ano.






