Redação Rios
BRASÍLIA (DF) – Durante uma transmissão ao vivo, nesta segunda-feira, 19/6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “se trancou dentro de casa para ficar preparando o golpe” após perder as eleições no ano passado.
Durante a segunda live “Conversa com o Presidente”, o líder do Partido dos Trabalhadores declarou que Bolsonaro está tentando negar seu envolvimento na coordenação de um “golpe de Estado”.
“Já está provado que eles tentaram dar um golpe e coordenado pelo ex-presidente, que agora tenta negar. Quando ele perdeu as eleições, ele se trancou dentro de casa para ficar preparando o golpe”, afirmou Lula.
Após a derrota no segundo turno das eleições de 2022, realizadas em 30 de outubro, Bolsonaro permaneceu em silêncio por aproximadamente 45 horas. Em um discurso de 2 minutos e 21 segundos na terça-feira, 1º de novembro, o então presidente não contestou sua derrota e assegurou que cumpriria a constituição.
De acordo com Lula, o governo conduzirá uma investigação sobre a “tentativa de golpe” e afirmou que “quem tiver culpa no cartório vai pagar”. “Vamos apurar isso com muita tranquilidade, todo mundo terá chance de se defender. Eu quero que as pessoas fiquem tranquilas que nós vamos investigar. Quem tiver culpa no cartório vai pagar. Vai ser julgado pela Justiça comum e irá para a cadeia se tiver cometido crime”, disse o presidente.
Na semana passada, foi divulgado que a Polícia Federal (PF) encontrou no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, um roteiro para um “golpe de Estado”, com o título “Forças Armadas como poder moderador”. O documento de três páginas está dentro de um relatório de 66 laudas elaborado pela inteligência da PF sobre o que está no celular do ex-ajudante de ordens.
*Com informações da Agência Estado






