Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma cratera se abriu na avenida Autaz Mirim, no bairro São José Operário, neste domingo, 12/1, em decorrência do grande acúmulo de lixo na região. A via, considerada o principal corredor viário da zona Leste, conecta diversos bairros às zonas Norte e ao Distrito Industrial, sendo essencial para o tráfego local.
Assim que o rompimento foi identificado, uma equipe com 30 servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) foi acionada para realizar os reparos necessários. A cratera se formou sobre uma galeria de águas pluviais, comprometendo a segurança do trânsito na área.
Intervenção emergencial
Por meio de nota, a Seminf informou que a tubulação danificada já está recebendo uma obra emergencial.
“O prefeito em exercício e secretário de Obras, Renato Junior, acompanha os serviços. A pressão das águas pluviais, somada ao acúmulo de lixo, causou o rompimento da rede de drenagem, levando à erosão do solo abaixo do asfalto. O tráfego de veículos pesados na área agravou a situação, provocando o colapso”, explicou a secretaria.
Durante as escavações, foi identificado o ponto crítico da tubulação comprometida, e os tubos danificados estão sendo substituídos para garantir a solução definitiva do problema e a segurança na trafegabilidade da via.

Reparos e previsão de conclusão
Após a substituição da tubulação, a via passará pelos serviços de reaterro, compactação e pavimentação asfáltica. Outros ajustes necessários também serão realizados para reforçar a infraestrutura da área afetada.
Atualmente, duas das três faixas no sentido bairro-Centro estão interditadas, e agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão no local para orientar os motoristas e garantir a segurança dos trabalhadores.
A previsão da Seminf é que os reparos emergenciais sejam concluídos ainda neste domingo, 12, com a liberação total do tráfego programada para a segunda-feira, 13.






