Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Liga Independente das Escolas de Samba de Manaus (Liesa) perdeu o controle do Carnaval de 2025 em Manaus. Uma reunião realizada nessa sexta-feira, 22/11, na Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SEC), definiu que a organização do evento, incluindo a definição dos jurados e a venda de mesas e camarotes, ficará a cargo de uma empresa especializada contratada pelo Estado.
Seis das oito escolas de samba do Grupo Especial romperam com a Liesa e formaram uma nova associação, enquanto Aparecida e Andanças de Ciganos continuam apoiando a entidade.
Leia também: Vitória-Régia e Grande Família anunciam desligamento da Liesa-AM após derrota no Carnaval: ‘pouca vergonha!’
A Liesa foi muito criticada após o desfile deste ano, especialmente pela escolha do título de uma escola que apresentou um enredo relacionado à família do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade, que foi candidato a prefeito de Manaus.
No dia 5 de fevereiro deste ano, em meio a grande insatisfação com o resultado no Carnaval 2024, os presidentes das escolas de samba Vitória-Régia e A Grande Família haviam anunciado a saída da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas.
Na ocasião, o presidente da Liesa, Roberto Simonetti Filho, reagiu ao desligamento das agremiações e disse que não impede que ambas disputem o Carnaval do próximo ano. Ele defendeu o papel da liga de “organizar o Carnaval, buscar fomento e defender o interesse das agremiações associadas“.












