Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Projeto de Lei Nº 016/2023 que institui uma campanha de incentivo à doação de cabelos, para pessoas carentes, em tratamento de câncer, foi aprovado na última segunda-feira, 11/9. Proposto pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), agora segue para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Se sancionada, a campanha passa a ser realizada anualmente no dia 27 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer.
A proposta consiste na criação da Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelos a Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer para a confecção de perucas destinadas aos pacientes oncológicos, com o objetivo de aplacar os impactos causados pela doença. A coordenação por órgão municipal designado será definido Poder Executivo Municipal, com a participação da sociedade civil organizada.
A principal finalidade da Campanha é conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos para a recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento de câncer. Além disso, busca esclarecer os procedimentos e os locais onde as doações podem ser feitas.
“A autoestima para um paciente de Câncer tratado com quimioterapia é extremamente importante na sua recuperação. O uso de perucas é um instrumento muito utilizados por hospitais para auxiliar em sua recuperação. Entretanto, muitos hospitais enfrentam a escassez de doações de cabelo para a confecção das perucas, o que prejudica quem mais necessita”, alega o vereador Caio André.
O projeto também salienta que muitas pessoas carentes não têm condições de adquirir perucas, tornando a doação de cabelos uma alternativa fundamental para garantir que todos tenham acesso a esse recurso.
“Nesse contexto, a Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelos desempenha um papel importante ao conscientizar a população sobre a doação de cabelos, além de esclarecer sobre como e onde realizar as doações”, justificou o parlamentar.






