Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Amazonas FC tem sofrido com o início do Campeonato Brasileiro Série B deste ano. O clube não venceu até o momento e atualmente é o lanterna da competição com apenas dois pontos.
Especialistas ouvidos pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS apontam os possíveis problemas que a Onça-pintada enfrenta na atual temporada.
Segundo o jornalista Marcos Dantas, o time está colhendo os frutos de erros cometidos durante a montagem do elenco, que participou do Campeonato Amazonense e agora disputa a Série B.
“A gente não pode normalizar dois pontos em seis jogos, realmente. Fala-se de crise e momento ruim, e é compreensível que se fale disso. Acredito que o Amazonas, nesse momento, vai pagando por erros cometidos na montagem desse elenco, onde já dava sinais de que não era suficiente para aguentar uma temporada em que o objetivo é se manter nela”, afirmou o jornalista.

Leia também: Atacante Kadu Barone é anunciado pelo Manauara para a Série D
Na segunda-feira, 5/5, o Amazonas anunciou a saída de oito jogadores, seja por contrato rescindido, término de contrato ou empréstimo.

Marcos também destacou que, embora o Amazonas FC tenha conquistado o título do Campeonato Amazonense ao derrotar o Nacional, o desempenho apresentado na competição já indicava que o rendimento da equipe não estava à altura do investimento feito.
“Amazonas montou um elenco que passou sufoco no Campeonato Amazonense. Foi campeão, sim, mas não sobrou como se espera de um clube que está na Série B, enquanto os outros adversários estão na Série D ou sequer têm divisão. Era para ter apresentado um futebol melhor. Essa troca recente no comando pode parecer uma medida desesperada, mas é algo novo no futebol”, acrescentou ele.

O jornalista Leanderson Lima ressaltou que, após o fim do campeonato brasileiro de 2024, diversos jogadores deixaram a equipe, como o meia Diego Torres e o atacante Matheus Serafim, e o clube não conseguiu contratar atletas com o mesmo nível técnico.
“O clube, até o momento, mostra que não conseguiu contratar peças com a mesma qualidade, ou pelo menos com qualidade similar, aos jogadores que saíram. Esse erro pode, inclusive, custar a permanência do clube na divisão. Pois, com a décima rodada se aproximando, vai chegar um ponto de não retorno, em que não será mais possível se salvar”, afirmou Leanderson.

O Amazonas também passou por mudanças no comando técnico. Em fevereiro, Aderbal Lana deixou a equipe e foi substituído por Eduardo Barros, mas após derrotas também saiu.
No último dia 23/4 o clube anunciou a contratação de Guilherme Alves para seguir à frente do time na Série B.
“Eu acho também que o Amazonas errou muito na questão de treinador. Começou a temporada com Aderbal Lana, já esperando que o Lana não fosse ficar. Depois trocou por um garoto que ainda está iniciando a carreira, o Eduardo Barros, e agora chega o Guilherme Alves, que é um cara com um estilo mais tradicional de jogo. E pelo menos ele já mostrou isso nas duas partidas que fez”, afirmou o especialista.

Nova contratação
Já nessa terça-feira, 6, a onça-pintada anunciou a chegada do lateral-direito colombiano Nilson Castrillón, que fará sua primeira experiência profissional no futebol brasileiro.
No entanto, a contratação parece não ter agradado aos torcedores do aurinegro, que comentaram na publicação feita pelo clube no Instagram: “Mais um que não vai jogar… Cadê o cara do Arsenal?” e “por que não fazem uma contratação que realmente resolva?”
Outro torcedor afirmou: “Amazonas FC, o time precisa de um meio-campo criativo e um atacante que faça gols urgente”.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS procurou o Amazonas FC para comentar a situação, mas o clube preferiu não se manifestar.






