Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A jovem Beatriz Lopes Gonçalves, de 21 anos, morreu em um trágico acidente de trânsito na noite desta quarta-feira, 10/9, na Avenida Curaçao, no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus.
Segundo testemunhas, o pai da vítima estava conduzindo a motocicleta na qual Beatriz estava como passageira. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle ao tentar desviar de um acúmulo de lixo na via.
A motocicleta derrapou, e, com o impacto, ambos caíram no asfalto. Em seguida, um ônibus que passava no local acabou passando por cima da cabeça de Beatriz.
Ainda conforme relatos de testemunhas, o motorista do ônibus tentou frear para evitar o acidente, mas não conseguiu. A jovem teve a cabeça esmagada pelas rodas do veículo e morreu no local.
Leia também: Fala Manaus: excesso de multas e falta de melhorias no trânsito afetam motoristas
Acúmulo de lixo na via
Moradores da área afirmam que o local do acidente estava coberto por entulhos, que se acumulavam na região há vários dias devido à ausência de coleta seletiva na avenida. A Prefeitura de Manaus enviou, ainda na noite de quarta-feira, equipes de limpeza e máquinas para retirar os resíduos da Avenida Curaçao.
Testemunhas informaram que já haviam feito solicitações à Prefeitura para resolver o problema do lixo, mas nunca obtiveram resposta. Um morador, que preferiu não se identificar, afirmou que o acúmulo de lixo na via era uma realidade constante.
“Manaus está cheia de buracos e essa fatalidade poderia ter sido evitada”, disse. Ele também mencionou que a falta de manutenção nas vias e a sujeira nas ruas têm gerado preocupação entre os moradores. “A situação é alarmante, pois acidentes como este podem ocorrer com qualquer um”, destacou.
Indignação
Gisela Junqueira, irmã de Giovana Ribeiro, que também foi vítima de um acidente de trânsito neste ano, não poupou críticas à gestão municipal. “Não adianta tentar maquiar o problema depois do ocorrido. Esse sangue está nas suas mãos, prefeito”, afirmou, referindo-se à responsabilidade do prefeito de Manaus nas condições das ruas da cidade.
Investigação
O corpo de Beatriz Lopes Gonçalves foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), e o laudo preliminar apontou como causas da morte traumatismo cranioencefálico, politraumatismo e acidente de trânsito. O pai da vítima, que também sofreu a queda, não teve ferimentos graves.
Equipes da Polícia Militar do Amazonas e da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) estiveram no local para realizar a perícia. A Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (DEAT) será responsável pela investigação para esclarecer a dinâmica do acidente.
Posicionamento da Prefeitura
Em nota enviada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Prefeitura de Manaus, por meio a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), lamentou a morte de Beatriz Lopes Gonçalves e informou que está dando suporte para a família da vítima e se solidarizou com parentes e amigos.
A Semulsp informou que realiza, “rotineiramente, serviços de limpeza na avenida Curaçao, em virtude da alta demanda da área e da presença de lixeira viciada no local. Na quarta-feira, as equipes de limpeza iniciaram os trabalhos pela manhã e se estenderam até a noite com o recolhimento dos resíduos provenientes dos serviços de roçagem e capinação, sendo finalizados no mesmo dia”.












