Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O professor universitário Mateus Pacheco, de 28 anos, está mobilizando uma campanha online para custear sua participação em um processo seletivo de pós-graduação em São Paulo.
Por conta dos custos com deslocamento, alimentação e hospedagem, Mateus – que é formado em Relações Públicas – lançou uma vaquinha online com meta de arrecadação de R$ 7.500. Até o momento, ele já recebeu cerca de R$ 770 em doações.
Segundo Mateus, a oportunidade surgiu de forma inesperada. Ele recebeu um e-mail de uma professora de uma universidade pública paulista informando sobre a seleção para o programa de pós-graduação, o que reacendeu seu sonho antigo de cursar o mestrado fora do Amazonas.
“Inicialmente eu queria fazer a pós em Manaus, mas essa chance me fez refletir sobre o quanto estudar em outro estado, com outra cultura e outros referenciais acadêmicos, pode contribuir para minha formação pessoal e profissional”, explicou Mateus que é ex-colaborador da Rede Rios de Comunicação.
Leia também: Conheça a Ilha de Holbox: destino paradisíaco onde Isabelle Nogueira curte férias
O professor destaca que sempre sonhou em ser docente e que a possibilidade de estudar na Universidade de São Paulo (USP) representa um grande passo em direção a esse objetivo. Ele conta que o desejo de seguir a carreira acadêmica se consolidou durante a graduação, quando professores apontaram sua habilidade para ensinar.
“A maioria sabe que, para ingressar no magistério superior, é preciso ter títulos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Meu sonho é transformar vidas por meio da educação, como a minha foi transformada”, afirmou.
Experiência acadêmica
Mateus ressalta que, em 2023, pouco após se formar, teve a oportunidade de apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um congresso no Rio de Janeiro. A experiência fortaleceu sua certeza de que a sala de aula é o seu lugar.
“A sala de aula é meu refúgio. Não romantizo a educação, sei das dificuldades enfrentadas no Brasil, mas nada é mais gratificante do que ver o crescimento dos meus alunos. Esse novo passo é por mim e pelos meus”, declarou.
Como ajudar
Quem quiser contribuir, pode doar através do site Vakinha:
🔗 Link: vakinha.com.br/5709061
📩 Chave para doações diretas no Pix: 5709061@vakinha.com.br






