Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com a confirmação da criação da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, cresce a expectativasobre a possível nomeação da deputada estadual Joana Darc (União) para comandar a nova pasta.
Defensora da causa animal, a parlamentar ganharia espaço no primeiro escalão do governo estadual, fortalecendo sua atuação e ampliando políticas públicas para a proteção dos animais no Amazonas.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Joana Darc afirmou que a criação da secretaria foi um pedido pessoal seu ao governador Wilson Lima (União). Nos bastidores, isso tem sido interpretado como um forte indicativo de que ela pode assumir o cargo.
“Desde que me tornei deputada estadual, tenho trabalhado para a criação dessa secretaria e estou feliz pela sensibilidade do governador em fazer história, criando esse espaço para a gestão das políticas públicas referentes aos animais”, disse a deputada.
A parlamentar destacou a necessidade da secretaria para intensificar ações como a castração itinerante. “Uma secretaria ajudaria a duplicar ou triplicar o trabalho que já é feito, como mais ações do Castramóvel. Temos regiões no Amazonas que nunca receberam uma ação de castração, mas com os recursos da secretaria, poderíamos alcançar municípios de difícil acesso”, afirmou.
Além disso, a deputada enfatizou que a criação da pasta pode beneficiar projetos como o Hospital Público Veterinário. “Estamos ansiosos pela inauguração do primeiro hospital público veterinário do Amazonas. A secretaria poderia ser responsável por toda a gestão desse projeto, que é um legado para o estado”, disse.
Jogada política pode fortalecer Joana Darc para 2026
A possível nomeação de Joana Darc também levanta discussões sobre seu futuro político. A deputada foi a segunda mais votada em 2022, com mais de 87 mil votos, e a secretaria pode fortalecer sua base no interior e na capital, preparando o terreno para uma candidatura à Câmara dos Deputados em 2026.
Além disso, a estratégia ajudaria o União Brasil a recompor sua base na Câmara Federal. Atualmente, o partido tem dois deputados federais eleitos pelo Amazonas: Fausto Jr. e Saullo Vianna.
No entanto, Saullo rompeu com o governador e se aliou ao grupo político dos senadores Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e do prefeito David Almeida (Avante). Com isso, a possível eleição de Joana Darc para deputada federal poderia fortalecer o grupo de aliados de Wilson Lima e consolidar uma possível candidatura do governador ao Senado.
“Jogo das Cadeiras” pode beneficiar Caio André
A nomeação de Joana Darc também teria impacto na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Caso assuma a secretaria, sua vaga na Aleam ficaria com a primeira suplente do União Brasil, a vereadora de Manaus Profª Jacqueline, abrindo espaço para o retorno de Caio André à CMM.
Caio André, ex-presidente da Câmara Municipal, teve seu nome cogitado para assumir a Secretaria de Cultura, mas enfrentou resistência da classe artística. Com esse rearranjo, ele poderia voltar ao cargo de vereador, garantindo um novo posicionamento estratégico dentro do grupo do governador.
Com essa movimentação, Wilson Lima atenderia a uma demanda histórica da causa animal, fortaleceria sua base eleitoral e, ao mesmo tempo, encontraria uma solução política para acomodar aliados estratégicos no estado.






