Elen Viana – Rios de Notícias
AMAZONAS – Isabelle Nogueira está no município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus, acompanhando o Festribal, festival que celebra a cultura indígena e amazônica por meio de danças, músicas, artes visuais e dramatizações.
Considerado o maior festival cultural de tribos indígenas do Brasil, Isabelle exalta as festividades em postagens nas redes sociais, afirmando: “mais um festival genuinamente amazônico pra compartilhar com vocês”. Ela também explicou sobre as alegorias aos seus seguidores.
“São Gabriel da Cachoeira é a cidade mais indígena do Brasil. Temos aqui cerca de 23 etnias. E o Festribal é completamente indígena. Desde as suas vestes, seus itens, cantos e mitologia. Pura originalidade e ancestralidade. Onde três agremiações duelam: Filhos do Rio Negro, Baré e Tribo Tukano. Que orgulho de eu ter nascido amazônida. De nossas culturas, tradições e ancestralidade. Viva os povos indígenas do Brasil!”, diz ela.

Leia mais: Patricia Abravanel se emociona em primeiro ‘Programa Silvio Santos’ após morte do pai
Nos registros nas redes sociais, Isabelle é recebida pelos fãs, que elogiam sua iniciativa em ressaltar a visibilidade do festival: “Que festival incrível, de suma relevância para a disseminação da nossa cultura! Gratidão, Cunhã!”, elogiou um internauta.
Outro comentário destaca: “Você é muito especial, Belle! Tens levado a cultura do Norte para a gente aqui do Sul, que nunca tínhamos ouvido falar! Parabéns por ser uma voz de relevância!”.
Evento
O Festribal 2024, que começou no dia 30 de agosto e finaliza nesta terça-feira, 3/9, está em sua 26ª edição. As festividades surgiram como uma ramificação de outros festivais, que apresentavam quadrilhas, cordões de pássaros, bumba-meu-boi e carimbó.
Cada grupo se apesenta com 800 pessoas/integrantes em média. Notas são atribuídas as evoluções, apresentador, pajé, letra, música etc.












