Redação Rios
MANACAPURU (AM) – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizaram na quarta-feira, 2/4, a doação de 78,5 metros cúbicos (m³) de madeiras apreendidas durante ações de fiscalização em Manacapuru, distante 68 quilômetros da capital amazonense.
A doação segue preceitos da legislação ambiental, com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais e garantir o uso adequado do material apreendido em ações policiais. Desse total, 46 m³ foram destinados ao Exército Brasileiro (EB). Os outros 32,5 m³ foram doados à própria Polícia Miltar.
Leia mais: Vídeos: assaltante é flagrado furtando celulares de residência no bairro Águas Claras
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a doação controlada tem como principal objetivo evitar que a madeira apreendida, fruto de atividades ilegais, seja reutilizada de forma inadequada ou volte a ser comercializada no mercado ilegal.
“O Ipaam segue firme no combate aos crimes ambientais em todo o estado, especialmente na região metropolitana da capital. A apreensão e a destinação adequada da madeira apreendida não só punem os infratores, mas também geram benefícios sociais, evitando o desperdício e o uso indevido desses recursos naturais”, destacou Picanço.


Ele ressaltou que a fiscalização será intensificada em toda a Região Metropolitana. “Nosso objetivo é assegurar que o Amazonas siga no caminho da sustentabilidade. A proteção ambiental é uma prioridade, e estamos firmemente comprometidos em combater as práticas ilegais por meio de ações cada vez mais eficazes”, concluiu.
Em outra ação recente, no dia 28 de março, parte da madeira apreendida no município de Manacapuru foi destinada à Defesa Civil local. Aproximadamente 100 m³ de madeira foram entregues para serem utilizados nas operações contra as enchentes de 2025.
*Com informações da assessoria






