Redação Rios
BRASIL – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terminam nesta sexta-feira, 14/6, após serem prorrogadas por uma semana. O Enem deste ano será aplicado em 3 e 10 de novembro.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova.
Outras datas que integram o cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também tiveram a data ampliada até esta sexta-feira, 14/6. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 19 de junho.
“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Balanço
No Distrito Federal e em 12 Estados (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), praticamente todos os concluintes do ensino médio na rede pública já se inscreveram no Enem, segundo o MEC. No Rio Grande do Sul, mais de 70% desses formandos estão inscritos.
Como se inscrever
Para fazer a inscrição é preciso acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência na edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar.
Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85,00. Ela pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.
O Enem
O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Com mais de 20 anos de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
*Com informações da Agência Estado












