Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Pessoas em situação de rua participaram, nesta sexta-feira, 28/11, do mutirão PopRuaJud, realizado no Parque Municipal do Idoso, em Manaus. A ação teve como objetivo oferecer atendimento a cidadãos em extrema vulnerabilidade social, facilitando o acesso a serviços públicos básicos.
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa é voltada a pessoas que enfrentam barreiras para acessar documentos, benefícios e orientações jurídicas. Durante o mutirão, foram oferecidos gratuitamente serviços como emissão e regularização de documentos civis, atendimento jurídico, orientação previdenciária e encaminhamentos diversos de cidadania.
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas participou por meio da Defensoria Itinerante, atendendo ao convite da juíza federal Rossana Tavares, coordenadora do PopRuaJud.
Atendimento jurídico
Ao longo da ação, pessoas em situação de rua receberam apoio para resolver questões relacionadas à documentação, problemas familiares, direitos sociais e outras demandas judiciais. Para a juíza Rossana Tavares, o mutirão “constrói pontes de cidadania, levando serviços a pessoas até então invisibilizadas pelo Estado”.
Entre os atendidos estava José Oliveira, de 58 anos, que estava há um ano sem documentos. No mutirão, iniciou o processo de regularização e relatou alívio por conseguir resolver tudo sem custos.
Já Valéria Oliveira, de 38 anos, buscava orientações para emitir uma certidão de óbito tardia e conseguiu resolver todo o procedimento no próprio evento.
“Vi no Instagram da Defensoria e vim atrás das informações. Em um único lugar, recebi várias orientações e encaminhei meu processo. No dia a dia, é difícil ir de um órgão para outro, e hoje consegui resolver graças à Defensoria”, disse.
Outra participante, Solange Maria Soares, de 56 anos, descobriu um erro no nome da mãe em sua certidão e conseguiu dar início à correção. Sem saber ler, ela contou que nunca havia percebido o problema antes.
O mutirão reforça a importância da união entre instituições públicas para garantir dignidade, cidadania e a reconstrução de direitos a pessoas em situação de rua.












