Caio Silva – Rios de Notícias
TEFÉ (AM) – A influenciadora Rafaela Keller chamou a atenção nas redes sociais ao compartilhar o choque cultural que vivenciou ao se mudar para Tefé, no interior do Amazonas. O vídeo, publicado na última sexta-feira, 24/10, rapidamente viralizou entre os internautas.
Rafaela vive há 10 meses no município e destacou algumas das principais diferenças entre a região Norte e o Rio Grande do Sul, estado onde nasceu. A influenciadora já morou em diversos estados do país e afirma que o Amazonas foi a região que a recebeu de forma mais acolhedora.
Diferenças entre as regiões
Entre os principais pontos destacados está a receptividade da população. Segundo Rafaela, enquanto os gaúchos costumam ser mais reservados, os amazonenses se mostram mais calorosos. “No interior do Amazonas, o povo é muito acolhedor”, afirma.
Outro contraste apontado por ela é o clima. No Sul, as estações do ano são bem definidas — outono, inverno, primavera e verão —, enquanto no Amazonas faz calor tanto no inverno quanto no verão. “Aqui a gente tem verão amazônico que é quente e inverno amazônico que é quente também”, destaca.
Diferenças culturais
Rafaela também mencionou as rivalidades culturais. Enquanto no Rio Grande do Sul a disputa esportiva gira em torno de Grêmio e Internacional, no Amazonas a rivalidade está ligada ao Festival de Parintins, entre os bois Garantido e Caprichoso.
Ela ainda comparou as gírias locais: no Sul, são comuns expressões como “bah” e “tchê”, enquanto no Amazonas se ouve frequentemente “mano” e “leso”.
Sobre hábitos alimentares, Rafaela ressaltou que, enquanto os gaúchos têm forte tradição de churrasco, os amazonenses consomem mais peixe. “Como o jaraqui, matrinxã, tucunaré, bodó, tambaqui… é cada peixe suculento”, exemplifica.
O vídeo chamou atenção de internautas que também se mudaram de suas cidades natais e se sentem acolhidos no Amazonas. Um dos comentários elogiou a observação da influenciadora: “Amiga, sou gaúcha de Santa Maria e moro no interior do Amazonas, em Novo Aripuanã”, disse.






