Caio Silva – Rios de Notícias
TABATINGA (AM) – O influenciador e humorista Richardson Pinedo se mobilizou nas redes sociais para solicitar doações à população de Tabatinga, atingida por alagamentos após fortes chuvas desde segunda-feira, 1º/12.
Segundo Pinedo, as regiões de Tabatinga, Letícia e Santa Rosa enfrentam sérios problemas devido aos alagamentos. “Boa parte da cidade ficou alagada e eu também sofri com essa alagação”, relatou.
O influenciador afirmou que sua residência foi afetada, mas sem perdas materiais ou pessoais. No entanto, destacou que muitas famílias perderam tudo, incluindo eletrodomésticos e alimentos, e pediu solidariedade da população: “Vim pra pedir um pouco da solidariedade e empatia de vocês”.
Leia também: Tabatinga enfrenta alagamentos e população clama por ajuda do poder público
Como ajudar
As doações podem ser entregues no Portal Tabatinga Produtora, localizado na Rua Sargento Oscar, nº 10, Bairro Ibirapuera, ou feitas via Pix: 5831983@vakinha.com.br. Mais informações pelo telefone 97 98428-4923.
Entre os itens arrecadados estão:
- Roupas e calçados
- Colchões, lençóis e cobertores
- Toalhas
- Fraldas (infantis e geriátricas)
- Produtos de higiene pessoal
- Materiais de limpeza
- Água potável
- Alimentos não perecíveis
- Utensílios domésticos
- Rações para pets
Monitoramento e ações da Prefeitura
A Prefeitura de Tabatinga, por meio da Defesa Civil Municipal, informou que as chuvas provocaram alagamentos em diversas áreas da cidade. Equipes técnicas foram acionadas para avaliar os impactos e monitorar os bairros afetados, tomando medidas para minimizar os danos.
A Defesa Civil também iniciou uma ação emergencial para auxiliar as famílias atingidas, arrecadando roupas, sapatos, colchões e cobertores. As doações podem ser entregues na sede da Prefeitura e em outros pontos oficiais organizados pelas equipes de Assistência Social.
Impactos das chuvas
Os transtornos afetam moradores de bairros como Vila Paraíso, Avenida da Amizade e Vila Verde, que relatam dificuldades de locomoção e alagamentos em suas residências.
Nas redes sociais, Reinaldo Cruz criticou a falta de ações preventivas no município. “É inadmissível que, após anos de promessa, Tabatinga ainda não tenha um plano de prevenção e resposta a desastres naturais. A falta de investimento em infraestrutura e a negligência com a manutenção das vias públicas são evidentes”, afirmou.
Moradores apontam que a situação se repete todos os anos devido à falta de gestão, planejamento e investimentos. “Não adianta amenizar hoje, porque amanhã a população passa pela mesma coisa”, disse uma moradora.












