Redação Rios
BRASIL – O influenciador digital Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, foram presos na manhã desta sexta-feira, 15/8, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O influenciador é acusado de explorar crianças e adolescentes nas redes sociais. A defesa do influenciador não foi localizada até a publicação desta matéria.
Recentemente, Hytalo se tornou alvo de críticas após ser citado em denúncias feitas pelo youtuber Felca, que o acusou de promover a adultização de menores em seus conteúdos.
Na quinta-feira, 14, oficiais de Justiça e policiais militares foram à residência do influenciador, localizada em um condomínio fechado em João Pessoa (PB), para cumprir uma decisão judicial. No entanto, encontraram a casa vazia e as portas trancadas.
Leia também: Foguetório em Manaus termina com prisões e apreensão de armas na zona Norte
A ordem de busca e apreensão foi emitida pelo juiz Adhailton Lacet Correia Porto, da 1ª Vara da Infância e Juventude da capital paraibana. No processo, o influenciador é acusado pelo MPPB de expor e explorar menores de idade em seus vídeos.
A decisão judicial também proíbe Hytalo de manter qualquer tipo de contato com crianças e adolescentes envolvidos no caso, além de determinar a realização de um estudo psicossocial com os jovens.
O juiz também ordenou a apreensão de todos os aparelhos eletrônicos utilizados por Hytalo para gravação, edição e divulgação de conteúdo digital, incluindo celulares, computadores, câmeras, HDs e pen drives. Os equipamentos deverão ser encaminhados à autoridade policial para perícia e extração de dados, segundo o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
Agentes chegaram à casa do influenciador por volta das 16h30 da quarta-feira, 13. Eles conseguiram acessar o quintal, onde uma máquina de lavar ainda estava ligada, mas não havia ninguém no interior do imóvel. A Polícia Militar suspeita que a decisão judicial tenha vazado e que os ocupantes da residência deixaram o local às pressas.
Ainda segundo a PM, funcionários do condomínio informaram que Hytalo saiu do local carregando vários equipamentos eletrônicos pouco antes da chegada dos agentes, o que reforça a suspeita de que ele tentou evitar a apreensão dos materiais.
Embora o processo já esteja em tramitação há algum tempo, a pressão contra o influenciador aumentou significativamente após a divulgação de um vídeo publicado por Felca em 6 de agosto, no qual ele denuncia práticas de exposição e sexualização de menores nos conteúdos produzidos por Hytalo.
Veja o vídeo
*Com informações da Agência Estado












