Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O influenciador Amaral Komedia viralizou nas redes sociais ao denunciar problemas estruturais na Unidade de Saúde da Família nº 27, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. A publicação foi feita nessa terça-feira, 12/8.
Segundo informações de moradores da região, a unidade estaria funcionando apenas no turno da manhã. Uma recepcionista confirmou a limitação de horário e afirmou que a situação é comum em outras unidades. “Sim, e não é só aqui não”, declarou.
Horário restrito
Em outro trecho do vídeo, Amaral visita a Unidade de Saúde nº 27 para buscar um resultado de exame. Ao chegar no período da tarde, encontrou o local fechado. Pouco depois, viu um senhor sendo autorizado a entrar.
“Perguntei por que abriram pra ele e pra gente, não. E ela falou que era porque era parente da técnica daqui. Você acredita?”, relatou o influenciador.
Leia também: Prefeito David Almeida diz que vai acabar com ‘Feirinha da Madrugada’ na Ponta Negra: ‘é uma esculhambação’
Amaral questionou o homem sobre o funcionamento da unidade no turno da tarde, mas não obteve resposta. “Essa é a realidade aqui do posto do Monte das Oliveiras”, afirmou.
O influenciador também abordou duas mulheres que aguardavam atendimento e encontraram as portas fechadas. “Ainda pedem pras pessoas que vêm aqui não falarem nada, viu?”, disse uma delas.
Em seguida, Amaral observou que as duas pacientes foram autorizadas a entrar, enquanto ele permaneceu do lado de fora. “Tenho certeza que vão abrir pra elas. Mas pra gente, não. Não sei qual o motivo”, questionou.
Falta de medicamentos e demora no atendimento
Em outro vídeo, uma paciente reclama da demora no atendimento durante a manhã, refletindo, segundo ela, a falta de compromisso da gestão com os usuários do sistema de saúde. “A gente tá aqui desde 7h15, e estão enrolando desde que a gente chegou”, destacou.
Outro paciente relatou a falta de medicamentos, especialmente de dipirona, o remédio solicitado por ele. “Falaram que não tinha nenhum medicamento”, afirmou.
De acordo com Amaral, após ele começar a gravar, os medicamentos “apareceram” e o paciente foi atendido. O influenciador criticou a diferença entre a realidade vivida pela população e o que é exibido pela Prefeitura. “Mas o comercial que tá na televisão fala que a saúde tá 10, né?”, ironizou.
Sem resposta
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Manaus e com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação dos órgãos citados.






