Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata no Parque Dez, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, na manhã desta quinta-feira, 28/8. O fogo se aproximou de algumas residências na região, gerando preocupação entre os moradores.
Imagens divulgadas nas redes sociais por vizinhos que moram próximo a um residencial mostram uma densa fumaça preta, visível a quilômetros de distância. O incêndio causou surpresa e preocupação, pois muitos moradores não sabiam a origem do fogo.
Testemunhas relataram que o incêndio pode ter sido criminoso, e que o fogo teria iniciado na vegetação da área. A fumaça intensa gerou dificuldades para quem trafegava nas vias próximas, afetando a visibilidade e aumentando o risco de acidentes.
Leia também: Vídeo de ato sexual em UPA de Manaus viraliza nas redes sociais; SES-AM anuncia medidas
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) se dirigiu ao local para atender a ocorrência. Com cerca de seis bombeiros, o grupo iniciou o combate às chamas que se alastraram pela vegetação, afetando também os moradores da região devido à grande quantidade de fumaça.
Veículos que transitavam pela área precisaram desviar o trajeto para não atrapalhar o trabalho dos bombeiros. A equipe se mobilizou para levar água até o foco do incêndio e controlar as chamas, evitando que o fogo se espalhasse para outras áreas. O trabalho continuou até que os focos residuais de incêndio fossem completamente controlados.
Incêndios criminosos: as consequências legais
De acordo com o artigo 250 do Código Penal Brasileiro, o incêndio criminoso é considerado um crime que expõe perigo à vida, à integridade física e ao patrimônio. A pena para quem provocar incêndios dessa natureza pode variar de três a seis anos de reclusão, além de multa.
Além disso, o ato de provocar incêndio em áreas de mata e florestas é um crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna e a flora. Nesse caso, a pena pode ser de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. Se o incêndio for causado por negligência ou imprudência, a pena pode ser reduzida para detenção de seis meses a um ano, também com multa.
Denúncias
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) orienta que a população denuncie atividades criminosas, como incêndios em áreas de mata, por meio do Disque-Denúncia 190 ou pela linha direta do Batalhão Ambiental: (92) 98842-1547 ou (92) 98842-1553.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação dos órgãos citados.






