Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Igreja Católica celebra, nos dias 24 e 25 de dezembro, a Solenidade do Natal do Senhor, uma das datas mais importantes do calendário cristão. O período é marcado por celebrações solenes em igrejas de todo o mundo, que recordam o nascimento de Jesus Cristo.
No dia 24 de dezembro, os fiéis participam da Vigília de Natal, conhecida como Missa do Galo, que anuncia com alegria o nascimento do Salvador. Já no dia 25, é celebrada a Missa do Natal do Senhor, que recorda o mistério da Encarnação do Filho de Deus, que vem ao mundo para trazer salvação e esperança à humanidade.
Na Arquidiocese de Manaus, o Natal é celebrado com uma ampla programação em diversos horários, envolvendo mais de 900 comunidades espalhadas pela região metropolitana. Na Catedral Metropolitana de Manaus, a Missa da Vigília será celebrada no dia 24/12, às 18h, enquanto a Missa do Natal, no dia 25/12, acontece às 10h. Ambas serão presididas pelo arcebispo metropolitano, cardeal Leonardo Ulrich Steiner.
“Como Igreja, unimo-nos aos anjos para cantar a glória de Deus que se fez homem, nasceu entre nós e trouxe ao mundo a salvação. Cristo é a nova Luz que brilhou para os que viviam nas trevas, iluminando os caminhos da humanidade com amor, misericórdia e paz”, destacou o cardeal.
Natal, a luz de Deus
O arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steiner, também deixou uma mensagem especial aos amazonenses neste Natal.
“O próprio Deus se fez um de nós. Esse é um sinal de grandeza que permanece agora e para sempre. Um sinal tão extraordinário que se fez luz. Para os que habitavam nas trevas, Ele se fez luz ao longo dos tempos e dos séculos. Porque nasceu, Deus se fez um de nós, e essa trajetória de amor continua viva e atuante. Nós participamos dessa dinâmica do amor de Deus. Que o Natal nos ajude a retornar, em profundidade, à nossa vida como seguidores e seguidoras de Jesus”, afirmou.







