Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Autoridades, escolas de samba e personalidades prestaram homenagens pela morte do sambista e compositor Paulo Onça nesta segunda-feira, 26/5, em Manaus.
A “alma do samba Amazonense”, Paulo Onça foi lembrado como uma das vozes mais criativas do Carnaval, cuja trajetória está em mais de 130 composições e momentos memoráveis na Marquês de Sapucaí.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Aparecida, uma das mais tradicionais do estado, se manifestou publicamente. “Paulo Onça foi mais do que um compositor: foi um cronista do povo, um ícone da cultura popular e um apaixonado pela arte das escolas de samba.”

A Escola de Samba Vitória Régia, com a qual Paulo conquistou seu primeiro grande título no carnaval manauara em 1990, também homenageou o artista:
“Paulo é um patrimônio do samba e não pode ser vítima de tamanha violência”, declarou, em publicação nas redes sociais, sobre a agressão que resultou na internação do artista, após um acidente de trânsito.
A escola de samba Acadêmicos da Grande Rio reforçou a trajetória do sambista. “Paulo Onça era integrante da ala de compositores da nossa escola, tendo integrado a parceria campeã do samba enredo de 2017, que homenageou a cantora Ivete Sangalo. Lamentamos profundamente a perda“.
O cantor Zeca Pagodinho, que interpretou sucessos de Paulo Onça, também lamentou a morte do sambista. “Descanse em paz, Paulo Onça. Nossos sinceros sentimentos aos familiares, fãs e amigos desse sambista tão querido“, completou.


Leia também: ‘Ele foi um guerreiro até o último suspiro’, diz esposa de Paulo Onça ao clamar por justiça
Um dos redutos do samba em Manaus, o espaço cultural Quintal do Couro Velho, também homenageou o artista, classificando a morte de Onça como uma perda irreparável para o samba do Amazonas. “Lamentamos a perda irreparável ao samba e à cultura amazonense, e nos solidarizamos com os familiares neste momento de dor e saudade“, acrescentou a nota.

‘Sua poesia segue eterna’
Em nota oficial, o Governo do Amazonas destacou a importância de Paulo Onça na cultura nacional e relembrou momentos marcantes da sua carreira.
“Deixa um legado marcante na cultura popular brasileira… Dono de versos que emocionaram multidões, ele assinou sambas memoráveis, entre eles o enredo da Acadêmicos da Grande Rio em homenagem à cantora Ivete Sangalo, em 2017.”
Governo do Amazonas
É com pesar que recebo a notícia da morte do artista amazonense Paulo Onça, compositor de músicas que ficaram para a história do samba e do carnaval. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus o receba com glórias!
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) May 26, 2025
O prefeito de Manaus, David Almeida, expressou seu pesar pelo artista manauara. “Paulo Onça foi mais do que um sambista: foi a alma do samba de Manaus. Sua partida nos entristece profundamente, mas seu legado será eterno.”

A pré-candidata ao Governo do Estado pelo PL, professora Maria do Carmo, também lamentou a perda e ressaltou a importância do artista para a cultura local.
“Um ícone do samba amazonense, que há cinco meses lutava para se recuperar de uma agressão sofrida durante um acidente de trânsito. Difícil encontrar conforto em momentos como esse”, afirmou.
Lamento a morte do cantor e compositor Paulo Onça, um ícone do samba amazonense, que há cinco meses lutava para se recuperar de uma agressão sofrida durante um acidente de trânsito. Difícil encontrar conforto em momentos como esse, mas que Deus possa consolar familiares e amigos.
— Prof.ª Maria do Carmo (@MariaSeffair) May 26, 2025
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) expressou condolências pela morte do sambista no X (antigo twitter).“Com enorme tristeza recebo notícia da morte do amigo Paulo Onça… O samba do Amazonas fica menos alegre sem a presença de nosso grande representante.”
Com enorme tristeza recebo notícia da morte do amigo Paulo Onça, sambista e compositor, parceiro de grandes nomes do samba brasileiro. O samba do Amazonas fica menos alegre sem a presença de nosso grande representante. Descanse em paz amigo| Amazonas | G1 https://t.co/AQESCmYM21
— Plínio Valério (@PlinioValerio45) May 26, 2025






